fbpx

Vitória da Conquista recebe amanhã campanha contra AVC

Passando por diversas cidades do país, a Campanha “DTC contra AVC” volta à Bahia e realiza mais uma etapa, desta vez, em Vitória da Conquista. Amanhã, 26 de agosto, crianças com anemia falciforme farão gratuitamente os exames Doppler Transcraniano (DTC) para prevenção do acidente vascular cerebral (AVC) na Unidade de Saúde Ademário Silva Santos.

 O “DTC contra AVC” é uma ação realizada pelo Instituto Espaço de Vida (www.espacodevida.org.br) em parceria com as cidades em que passa. De acordo com Christine Battistini, fundadora do Espaço de Vida, a anemia falciforme é uma grave doença sanguínea. “As hemácias (glóbulos vermelhos) são produzidas pelo corpo na forma de uma foice, provocando anemia, icterícia, crises de dor e complicações em órgãos como fígado, pulmões e sistema nervoso central. Em diversos casos podem até mesmo levar à morte”, alerta.

 A campanha é uma forma de levar condições de prevenção para crianças de diversos estados do país. Uma ação importante, pois 11% das crianças que possuem este tipo de anemia poderão apresentar AVC, derrames que podem causar lesões graves e definitivas, até os 20 anos de idade.

De acordo com a Dra. Ellen Mota, hematologista da Unidade de Saúde Ademário Silva Santos, o risco de AVC é maior entre dois e dez anos. “É por isso que a ação também envolve a distribuição de informativos sobre a doença e tratamento”, diz.

Para a prevenção, basta realizar o DTC, um exame que identifica os riscos das crianças com a doença a terem um AVC. É recomendado que ele seja feito com frequência, mantendo um acompanhamento da doença, já que é uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva.

As crianças de Vitória da Conquista farão o DTC gratuitamente, um procedimento que dura aproximadamente 40 minutos e pode salvar vidas. Para o agendamento, é necessário a carteirinha do SUS e o documento de identificação do responsável, e deve ser realizado com antecedência na Unidade de Saúde Ademário Silva Santos.

Ao final do exame, o laudo será entregue às mães ou responsáveis pelas crianças. As que precisarem de novos acompanhamentos receberão uma carteirinha indicando a necessidade de voltar a buscar atendimento.

A campanha “DTC contra AVC” já passou por Salvador, Itabuna, Fortaleza, Marília, Porto Alegre, Maceió, São Paulo, Natal e Petrolina. Ainda este ano passará por Goiânia, Florianópolis e voltará para São Paulo, entre outras cidades.

SERVIÇO

Data: 26 de agosto de 2011

Horário: Das 9h às 17h

Local: Unidade de Saúde Ademário Silva Santos

Endereço: Avenida Frei Benjamim, S/N, Bairro (Próximo ao Colégio Centro Integrado)

 PARA AGENDAR ENTREVISTAS ENTRE EM CONTATO PELO TELEFONE: 11 3368 – 5636 // 11 2812-1110

Sobre o Instituto Espaço de Vida

A ideia do Espaço de Vida é que pacientes e médicos bem informados resultam em qualidade de vida, mesmo depois do diagnóstico de doenças dos mais diversos tipos. O Instituto surgiu da história de sua fundadora, Christine Battistini, ao enfrentar o câncer de mama. “Durante o período de diagnóstico foi difícil encontrar informação consistente e atualizada voltada à pacientes. As orientações eram desencontradas e escassas na comunidade brasileira”, explica Christine. O conteúdo principal do Instituto sobre doenças, como câncer de mama, câncer renal, metástase óssea e acromegalia, é apresentado em tópicos de saúde, que explicam desde o surgimento da enfermidade até seu tratamento, com vídeos e entrevistas exclusivas de especialistas para cada tema (realizadas pelo próprio Instituto). Acesse www.espacodevida.org.br e www.twitter.com/evidaweb .

 Mirela Claudino

(11)3368 – 5636

(11)2812 – 1110