fbpx

Audiência pública discute o projeto de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista e a Diretoria de Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia realizarão, no dia 23 de setembro, uma audiência pública que debaterá o projeto de criação da Universidade Federal do Centro Sul e Sudoeste da Bahia.

Mobilização para criação da Universidade Federal –  No dia 30 de agosto, os prefeitos das cidades de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, de Brumado, Eduardo Vasconcelos,  da Barra do Choça, Oberdan Rocha, e a reitora da UFBA, Dora Leal, se reuniram com a intenção de tornar o campus da Universidade Federal da Bahia, localizado em Vitória da Conquista, uma universidade federal. Também esteve presente o deputado federal Emiliano José (PT-BA). A iniciativa partiu da Prefeitura de Vitória da Conquista, que mobilizou as associações de prefeitos das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Estado e o parlamentar baiano, que também é professor da UFBA.

Próximos passos – Na manhã dessa quarta, 21, Guilherme Menezes e outros prefeitos da região se reunirão com o Ministro da Educação, Fernando Haddah, para solicitar apoio para tornar o campus da UFBA, em Vitória da Conquista, a sede de uma universidade também multicampi, inclusive com a criação de cursos novos em Conquista e em outras cidades da região.