fbpx

Mudanças no secretariado da Prefeitura de Vitória da Conquista

Com o objetivo de melhorar e dinamizar ainda mais o atendimento que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio de suas secretarias, presta ao cidadão, o prefeito municipal Guilherme Menezes promoveu mudanças em alguns setores da Administração Municipal.

Desde o dia 12 de setembro, Marcos Andrade é o novo secretário municipal de Meio Ambiente e Valdemir Dias, o atual diretor-presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR. Ambos os secretários avaliaram os seus desempenhos à frente das pastas anteriores e falaram sobre as perspectivas para as secretarias atuais.

De acordo com Marcos Andrade, que desde 2009 presidia a ADTR, “nessa gestão do prefeito Guilherme houve uma dinamização do trabalho da Agência, o que possibilitou o atendimento de uma parcela muito expressiva da população. Não fechamos os números ainda, mas certamente atendemos na faixa de 15 a 20 mil pessoas com qualificação profissional, sem contar as ações realizadas por outras secretarias dentro da agência. A ADTR hoje é uma referência na cidade para as questões de trabalho e renda”. Ele destacou ações de infraestrutura na sede da Agência e de capacitação, por meio do Qualifica (antigo Capacitar), Escola de Artesanato e Qualifica Conquista; a implantação do Centro Público de Economia Solidária; a criação do Salão de Artes; a intensificação das atividades do Projovem Urbano.

Fazendo parte do Governo Municipal, há pouco mais de um ano, Valdemir Dias que administrava a Secretaria de Meio Ambiente, avaliou sua passagem por essa pasta como “bastante positiva, com todo apoio e respaldo do prefeito, e em consonância com as demandas da nossa comunidade”. Ele afirmou: “como a dinâmica da administração pública é sempre crescente, temos de ter a mesma dinâmica nas secretarias para atender às necessidades da nossa cidade. Então, estou saindo satisfeito, com a sensação de dever cumprido por todos os avanços que tivemos na Secretaria de Meio Ambiente”. Provas disso: a aquisição de veículos, trator e implementos – estes dois para auxiliar na área de paisagismo -; o aumento na produtividade de Licenciamento Ambiental; a intensificação das ações de paisagismo em praças, canteiros e avenidas da cidade; entre outras.

Novos planos – Quando o assunto é perspectivas futuras, os secretários afirmam que, de agora em diante, será dada continuidade ao trabalho que já estava sendo feito. “No caso da Secretaria de Meio Ambiente, a gente espera repetir a mesma fórmula, numa perspectiva diferenciada que é a de valorização do meio ambiente. A gente espera poder contribuir para o bom trabalho que já foi feito pelo secretário anterior e dinamizar as ações relacionadas ao meio ambiente. Vamos montar um plano de trabalho com o Conselho do Meio Ambiente, com o conjunto de pessoas que já estão envolvidas. A ideia é ouvir todo mundo”.

Entre as atividades já previstas pelo novo secretário, destaque para as intervenções nas praças da cidade. “A ideia é que as praças sejam dinamizadas enquanto espaço de convivência social das pessoas, diálogo, estímulo à cultura, a solidariedade e a paz”. Segundo Marcos, a intenção é que esse plano de trabalho “possa ser desenvolvido imediatamente pra gente fortalecer cada vez mais a consciência ambiental, a necessidade de preservação, porque nós somos o meio ambiente e o meio ambiente somos nós. Se não cuidarmos dele, estamos nos destruindo. Então, esse é o preceito fundamental orientado pelo prefeito Guilherme e que a gente vai tentar tocar da melhor forma possível”.

O novo diretor-presidente da ADTR, Valdemir Dias, contou que pretende intensificar e massificar dentro da comunidade a Economia Solidária, um dos segmentos vinculados à Agência, bem como o Projovem Urbano e o Portal do Trabalhador. “É um novo desafio e creio que iremos desempenhar um bom trabalho, como foi na Secretaria Municipal de Meio Ambiente”.