fbpx

Professores da Uesb paralisam nesta terça, 25-10-11

As ameaças do Governo Wagner sobre as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) continuam com o prenúncio de um novo Projeto de Lei com o objetivo de congelar o escasso orçamento das instituições de ensino superior. Diante disso, os professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em conjunto com as demais Universidades e segmentos da comunidade acadêmica iniciam nesta terça, 25, com uma paralisação geral, uma forte mobilização para barrar a iniciativa.

Na manhã do dia 25 haverá uma manifestação unificada com os demais servidores do estado (APLB, Sindsefaz, Sindpoc, Assufba, Sintest-BA e Fetrab) que cobrarão do governo o pagamento da URV. Já à tarde a manifestação seguirá para a Secretaria de Educação para cobrar do secretário, Oswaldo Barreto, o agendamento da audiência solicitada pelo Fórum das 12 (instância que agrega todos os segmentos universitários).

Além de informações acerca do novo PL, o Movimento Docente cobrará do governo a continuidade das reuniões para discutir soluções quanto aos impactos do Decreto 12.583/11 sobre as Ueba, fruto do acordo firmado para o fim da greve docente, em junho deste ano.

As informações iniciais dão conta que na proposta de PL, o governo estabelece o percentual de financiamento das Ueba em torno de 4,87% a partir da subvinculação da Receita Liquida de Impostos (RLI). Apesar de ser uma reivindicação histórica, o Movimento Docente já acenou por um percentual maior, visto que o percentual de 5% está defasado e, na prática, o “PL da Autonomia” estrangulará ainda mais o orçamento das universidades, além de não contemplar as necessidades da expansão das Universidades.