fbpx

30 anos de Uesb e 19 do Janela Indiscreta: sessão especial nos três campi


Nesta semana de 21 a 25 de novembro, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia comemora 30 anos, e o Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, 19. Como parte da programação dos dois aniversários, serão realizadas sessões especiais de cinema nos três campi, com o filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido e a presença do diretor, Zelito Viana.

Em Vitória da Conquista, a sessão será na terça-feira, 22, no Teatro Glauber Rocha; em Jequié, na quarta, 23, no Auditório Waly Salomão; e, em Itapetinga, no dia 24, no Auditório Juvino Oliveira. As exibições são sempre às 19h30, e todos estão convidados a participar.

Sobre o filme

O documentário (2010, 105 min.) traz a trajetória do teatrólogo Augusto Boal, que entendia o teatro como meio de transformação subjetiva do ser humano e de transformação objetiva da sociedade. É uma grande homenagem feita pelo diretor a esse artista brasileiro, que merece ser visto, lido e conhecido por todos. Em paralelo, o filme mostra a evolução do Teatro do Oprimido, que está em plena atividade em 72 países desde a década de 1970.

Sobre o diretor

Produtor e cineasta, Zelito Viana fundou, em 1965, com Glauber Rocha, a Mapa Filmes, empresa que realizou, entre outros, Terra em transe (1966), O dragão da maldade contra o santo guerreiro (1968) e Cabeças cortadas (1970). Em 1999, dirigiu seu projeto mais ambicioso, Villa Lobos, uma vida de paixão. Foi levado para o cinema por Leon Hirszman, com quem se formou, em 1964, pela Escola Nacional de Engenharia.

Entre suas produções, destacam-se Menino de engenho (1965), dirigido por Walter Lima Jr.Terra em transeO dragão da maldade contra o santo guerreiro e a coprodução estrangeira Cabeças cortadas, todos dirigidos por Glauber Rocha; Quando o carnaval chegar (1972), de Carlos Diegues; e o documentário Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho. Com Armando Costa, produziu e codirigiu Minha namorada (1970). Tendo como protagonista seu irmão Chico Anysio, dirigiu o primeiro episódio da comédia O doce esporte do sexo (1971)