fbpx

Aprovada a VII Mostra Cinema Conquista

A sétima edição da Mostra Cinema Conquista só começa na próxima semana, mas uma prévia do que vai acontecer durante o evento pôde ser vista durante o Café com Cinema, cerimônia que lançou, oficialmente,  um dos maiores eventos culturais do interior da Bahia, que será realizado entre os dias 8 e 12 de novembro.

O Café com Cinema aconteceu no anexo do Centro de Referência do Idoso e contou com a participação de representantes do poder público municipal e de entidades parceiras, além de educadores, pessoas ligadas à cultura e representantes da imprensa conquistense e baiana. Entre os presentes estavam o secretário de cultura, Gildeson Felício, o diretor da Pró-vídeo, Carlos Ripe e o idealizador e coordenador geral da Mostra, Esmon Primo.

Gildelson Felício, Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista diz “com o acúmulo de experiências das sete edições da Mostra de Cinema, estrategicamente, a Prefeitura junto com o Governo do Estado está estudando a possibilidade de Conquista ser um pólo para produção de filmes cinematográficos”.

Na oportunidade, a organização da Mostra Cinema contou um pouco da história do evento por meio de uma retrospectiva, na qual foram abordados os pontos mais importantes das seis edições anteriores da Mostra. Em seguida, foi apresentada à sociedade a programação geral do evento, que inclui a exibição de filmes no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e nos Cines Itinerantes que serão colocados em alguns bairros e também em alguns distritos do município. Aliás, a exibição de filmes na zona rural é a grande novidade do evento. Ao todo, são mais de 50 filmes, entre longas e curtas, nacionais e baianos.

Neste sentido, também foi apresentada as atividades acadêmicas que serão realizadas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB): oficinas, conferências e lançamentos de livros. Os presentes também conheceram o grande homenageado desta edição da Mostra, o cineasta e professor Guido Araújo, um dos principais personagens do cinema baiano. A exposição fotográfica  intitulada Natureza Viva, do fotógrafo Robison Roberto, e apresentações culturais no  final da sessões do Centro de Cultura completam a grade do evento. Gilmar Dantas, Professor, avalia “sem dúvidas vai ser uma das grandes edições do evento, sempre trazendo coisas legais, como oficinas e paletras”.

A Mostra Cinema – Um olhar para o novo cinema – ano VII é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Com co-realização da casa da Cultura de Vitória da Conquista.