fbpx

Caetanos recebe moderno sistema de abastecimento de água

O município de Caetanos, a 96 km de Vitória da Conquista, recebeu um moderno sistema de abastecimento de água na manhã deste sábado (26), com mais de 1.500 ligações domiciliares feitas, beneficiando pelo menos 10 mil moradores. Segundo o deputado estadual Marcelino Galo (PT), uma das autoridades presentes à inauguração, os investimentos chegaram a R$ 3,8 milhões. “Esta iniciativa do Governo do Estado, por meio do Água para Todos, é de grande importância para este município que terá acesso a um bem precioso que é a água – um elemento fundamental para a garantia da saúde”, pontua o deputado Marcelino Galo.

O parlamentar petista também comenta que nos governos anteriores a água sempre foi tratada como barganha, “usando o sofrimento da população do semiárido para manter votos”. Além de Galo, a inauguração contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, o governador Jaques Wagner, o senador Walter Pinheiro e outras autoridades. O presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Bento Ribeiro Filho, também acompanhou a comitiva do governador em Caetanos e falou sobre a ação. “Esta é uma obra de grande impacto para o município que levará água em quantidade e qualidade para a população que sempre sofre com a seca”, afirma.

Estiagem no Sudoeste

No mês de setembro, Caetanos, que possui mais de 14 mil habitantes, e mais 26 municípios do sudoeste baiano decretaram estado de emergência devido à estiagem, chegando a 150 dias consecutivos sem chuva. Na época, o Governo da Bahia apoiou a construção de cisternas emergenciais e convênio com carros pipa, além do sistema de abastecimento, inaugurado neste sábado.