fbpx

“Obesidade Zero” e novas diretrizes de nutrição

Entre os dias 6 e 9 de novembro, Curitiba vai sediar um dos mais importantes eventos de nutrição da América Latina. Trata-se do XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, que será realizado no Expo Unimed e discutirá os mais relevantes temas relacionados à especialidade, com a presença de especialistas nacionais e internacionais.

Entre os destaques da programação, há dois projetos de âmbito nacional que vão beneficiar expressivamente a saúde da população brasileira. Um deles é o lançamento oficial do livro com as Diretrizes Brasileiras em Terapia Nutricional, produzido em parceria entre a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) e a Associação Médica Brasileira (AMB). O projeto, que contou com a participação de mais de 80 especialistas, padroniza o procedimento nutricional nos hospitais brasileiros para o tratamento de diversas doenças, entre elas câncer, problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, entre outras. Esse manual de conduta, que conta com 40 capítulos, auxiliará na redução de pelo menos 50% do tempo de internação do paciente e na recuperação mais rápida e saudável.

Outro lançamento de impacto que acontecerá durante o Congresso é o projeto “Obesidade Zero”. Aprovado pela federação latino-americana de Nutrição para ser implementado em todo o continente, o projeto propõe ações de conscientização junto à população, com objetivo de erradicar a doença que atinge cerca de metade dos brasileiros e já é considerada a epidemia do século XXI.