fbpx

Prova Brasil avalia mais de 380 mil estudantes na Bahia

Até o dia 18 deste mês, mais de 380 mil estudantes de 5.200 escolas da Bahia, tanto da rede pública quanto da rede privada, devem fazer a avaliação da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

O objetivo é auxiliar os governos municipais, estaduais e federal na definição de ações voltadas à melhoria da qualidade da educação brasileira e à redução das desigualdades, a avaliação contribui para que os gestores de cada escola possam tomar medidas mais pontuais. “A escola incorpora o resultado e passa a direcionar atenção especial às necessidades apontadas pela avaliação”.
A média de desempenho na avaliação também subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ajuda na correção de distorções e direcionamento de recursos técnicos e financeiros para setores considerados prioritários.
A coordenadora de avaliação da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Fátima Medeiros, disse que houve uma mobilização intensa junto aos gestores para que organizassem as escolas e esclarecessem os alunos sobre a avaliação. “Eles sabem a importância da avaliação para o replanejamento das ações pedagógicas e para a reflexão dos trabalhos desenvolvidos nas escolas”.
Fátima informou que todos os coordenadores foram orientados para que entrassem em contato com os gestores e auxiliá-los na organização das datas e horários da avaliação. Até o fim do prazo, as provas serão realizadas de acordo com o cronograma de cada escola.