UESB como referência em ensino superior

O ano de 2011 ficará definitivamente marcado na história da Uesb. Não apenas pela comemoração dos seus 30 anos, mas, sobretudo, pelos excelentes índices e resultados obtidos pela Universidade nas mais diversas áreas em que atua. Na graduação, por exemplo, um dos pilares de uma instituição de ensino superior, a Uesb alcançou uma performance que a coloca entre as melhores universidades do país.

Em maio, quase 70% dos estudantes da primeira turma do curso de Medicina, campus de Vitória da Conquista, foram aprovados em exames de residência médica Brasil afora. Em setembro, com mais de 50% de aprovação, o curso de Direito foi destaque no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com a 17ª colocação no país entre as 100 instituições que mais aprovaram, e a segunda melhor colocação no Estado. “São resultados que demonstram o trabalho que tem sido feito ao longo desses 30 anos da Universidade, um trabalho árduo, no sentido de promover um ensino de qualidade. Como resultado, estamos atingindo as nossas metas de colocar à disposição de toda a comunidade regional profissionais qualificados, profissionais-cidadãos”, analisa o reitor da Universidade, Paulo Roberto Pinto Santos.

Destaque nos três campi
No mês de outubro foi a vez do Guia do Estudante, importante publicação da Editora Abril, inserir 11 dos 44 cursos de graduação da Uesb entre os melhores do Brasil. O Guia atribui estrelas para classificar os cursos, segundo critérios como qualificação do corpo docente, grade curricular, suporte em biblioteca, infraestrutura e integração entre ensino, pesquisa e extensão.

No total, a Uesb obteve 36 estrelas, sendo quatro para os cursos de Enfermagem e Pedagogia (campus de Jequié) e Pedagogia (campus de Vitória da Conquista); e três para os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis e Comunicação Social (em Vitória da Conquista) e Engenharia de Alimentos, Pedagogia, Química e Zootecnia (campus de Itapetinga). “Os nossos três campi têm crescido e exercido uma importância muito grande para o desenvolvimento regional, com cursos de qualidade, avançando na pesquisa e na extensão”, enfatiza o reitor.

A Uesb já havia se destacado, também, na avaliação anual feita pelo Ministério da Educação (MEC), através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2010 e divulgado nesse ano. Os cursos de Medicina, em Conquista, Odontologia e Fisioterapia, no campus de Jequié, obtiveram conceito 4 no Exame, passando a ser considerados os melhores da Bahia. Também com conceito 4, o curso de Zootecnia em Itapetinga figura entre os melhores do Estado, assim como o curso de Enfermagem no campus de Jequié, que obteve conceito 5 no Enade. O curso de Medicina da Uesb, aliás, está entre os 30 melhores do Brasil entre os 180 analisados pelo MEC. “É um estímulo muito grande, um combustível que a gente precisa para melhorar cada vez mais”, opina a professora Raquel Salgueiro Rizério, coordenadora do curso.
E se o ano de 2011 se encerra com tamanho destaque para a Uesb, o segredo para manter o desempenho em 2012, diz o professor Paulo Roberto Santos, é continuar trabalhando incessantemente. “Muito compromisso, muita dedicação de todos aqueles que compõem essa grande família da Uesb, que são os nossos professores, servidores e acadêmicos. É dessa forma que nós vamos de fato cumprir a grande missão de ter a educação como papel transformador das condições humanas das pessoas que vivem nesse território.”


Assessoria de Comunicação da Uesb
Fones: (77)3424-8645 / (77)3425-9373
Email: ascom@uesb.edu.br