fbpx

Diretor do SEI fala sobre o desenvolvimento econômico do município

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia /SEI divulgou o Produto Interno Bruto/ PIB dos municípios baianos do ano de 2009. O estudo, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/ IBGE e os diversos órgãos de estatística e planejamento do país, revela que o estado apresentou um crescimento de 2,5% do PIB, totalizando R$ 137,074 bilhões.

Vitória da Conquista está entre as principais economias da Bahia. Em 2009, o PIB do município totalizou R$ 3,142 bilhões, valor praticamente triplicado num período de sete anos, entre 2002 e 2009. A participação no PIB estadual, ao longo desse período, saiu de 1,8% em 2002 para 2,3% em 2009.
O diretor da SEI, Geraldo Reis, falou sobre os fatores que influenciaram esse crescimento, as perspectivas para os próximos anos e como o poder público contribui para o desenvolvimento econômico do município:
“De acordo com as informações do PIB municipal, divulgado pela SEI em dezembro, constata-se que todos os setores da atividade econômica contribuíram de forma positiva para o crescimento do PIB de Vitória da Conquista. Sem dúvida, o destaque é o setor de serviços, que gera cerca de 80% do PIB do município.

Um comércio forte e muito dinâmico é sua principal característica, além de possuir um setor educacional privilegiado, atividades de serviços às famílias e empresas e serviços de saúde privados. Outro dado reforça essa vocação de Conquista para os serviços: o município concentra quase 3% da geração total dessa atividade no estado e se encontra na quinta colocação entre os 417 municípios. Essa expressiva representatividade está relacionada às fortes atividades de comércio, alojamento e alimentação, atividades imobiliárias e administração pública.

Cabe ressaltar que esse setor é responsável, em grande medida, pela geração de emprego e renda para a população, colaborando com 33% no estoque total de empregos, que é da ordem de 56.443, segundo dados da RAIS de 2010.

No entanto, podemos creditar como grande destaque para o crescimento da economia conquistense o setor industrial, o qual ganhou participação na estrutura da economia local, passando de 13,4% em 2008 para 14,6% em 2009.

Esse aumento de participação foi favorecido basicamente pelo crescimento de mais de 80 % na extração mineral e também pela expansão da indústria de transformação, expansão essa favorecida pela chegada de novas indústrias ao município.

Também não podemos esquecer a expansão da construção civil que vem mantendo o seu ritmo a pelo menos três anos, e os investimentos públicos realizados no município.

Representa a consolidação de Vitória da Conquista não apenas como principal polo de crescimento econômico da região sudoeste, mas também consolida o município como uma das principais economias do estado. Nesse sentido, Conquista ganha maior importância e visibilidade no tocante a futuros investimentos públicos e privados. Um ponto importante a destacar é a visibilidade que o município tem ganhado no que se refere aos serviços de educação e saúde, atendendo não apenas aos municípios de seu entorno, mas também de outras regiões do estado da Bahia e, até mesmo, a municípios de outros estados, a exemplo de Minas Gerais.

Todo esse cenário posicionou Conquista como a sexta maior economia da Bahia em 2009, além de mudança positiva na participação nacional, quando o município passou da posição 166 em 2008 para 148 em 2009. Ou seja, a dinâmica econômica de Conquista, alicerçada na expansão de todas as atividades econômicas, possibilita ao município maior destaque no nível regional, estadual e mesmo nacional.

Em 2009, Vitória da Conquista se consolidou como a 6ª economia do estado, ficando bem próxima a Candeias. Considerando-se que seu crescimento se baseia na expansão de um grande conjunto de atividades, a expectativa é de que nos próximos anos o município ultrapasse Candeias e torne-se a 5ª maior economia estadual. Além disso, o crescimento diversificado possibilita a chegada de novos empreendimentos, seja no segmento industrial – indústria de transformação e extração mineral – seja no setor de serviços – escolas, universidades, hospitais. Esses investimentos podem contribuir ainda mais para o crescimento e expansão econômica do município.

Somando-se a isso os investimentos públicos e a recuperação da lavoura cafeeira, tem-se então um ambiente propício para uma expansão contínua e sustentada para os próximos anos.

O papel do poder público é criar um ambiente estimulante, propício ao desenvolvimento do município, considerando suas vocações. Nesse sentido, vale lembrar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira e Ambiental do Centro Logístico Integrado/ CLI de Vitória da Conquista, realizado pela SEI, como contribuição para o planejamento do desenvolvimento local e regional.

Este trabalho ratificou o potencial do município para abrigar um centro de logística, reforçando sua posição como entreposto comercial e alavancando-o à função de centro atacadista. Para isso, é necessário preparar o município para crescer de forma organizada, criando uma estratégia de distribuição e organizando a malha urbana da cidade, conforme aponta o estudo.

Além do papel de fomentar novas vertentes para o desenvolvimento, a Administração Pública/ APU é, por si, atividade econômica de peso nos municípios baianos. Em Conquista, a atividade concentra perto de 14%, em 2009.

A construção do novo aeroporto, bem como uma possível implantação de uma universidade federal representarão um salto qualitativo no desenvolvimento do município, contribuindo para consolidá-lo como principal centro regional.” Finaliza Geraldo Reis. Texto e fotos: Secom PMVC