fbpx

Prefeitura articula parcerias entre empresários portugueses e empresariado local

Os recentes indicadores econômicos apontaram Vitória da Conquista como uma das cidades mais promissoras da Bahia. O crescimento do seu Produto Interno Bruto/PIB, que entre 1999 e 2009 apresentou um crescimento superior a 340%, e a constatação de que a cidade é a segunda que mais cresce no estado da Bahia, a terceira entre as do interior do Nordeste e a sétima mais importante entre as médias cidades brasileiras tornaram a cidade mais atrativa para se investir.

Todos esses fatores, aliados ao crescimento continuado da economia brasileira e a estagnação europeia, contribuíram para que a cidade despertasse o interesse do empresariado estrangeiro. Por isso, na tarde dessa segunda-feira, integrantes do Grupo Português Faio se reuniram, a convite da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com representantes de diversos segmentos do empresariado local e de instituições financeiras. O encontro, que aconteceu na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial /Sudic, teve como principal objetivo buscar parcerias para futuros investimentos no município.

“Nós estamos aqui a convite da Prefeitura de Vitória da Conquista para identificar a captação de negócios tanto para Portugal quanto para o Brasil. Estamos identificando situações setoriais que nos possibilitem agregar valor, uma vez que Portugal  tem sido um país com um centro empresarial muito desenvolvido e está neste momento com falta de mercado. Em tempos de crise na Europa, temos uma ociosidade de investimentos no mercado. Podemos fazer uma agregação  especial, aliando o mercado que o Brasil tem com a tecnologia que Portugal possui. Estamos buscando primeiramente identificar potencialidades que Vitória da Conquista tenha”, afirmou o presidente do Grupo Faio, José Bogas.

De acordo com um dos diretores do Grupo, Harnoel Lier, a conversa com a administração local ajudou a definir os setores que terão investimentos.  “Serão priorizados em Vitória da Conquista investimentos nas áreas de logística, no setor audiovisual e na área de tecnologia, que percebemos, em função das universidades, a existência de um grande mercado. Nós também observamos que a construção civil está em alta, o que nos despertou a preocupação com o que fazer com os resíduos da construção, então já estamos identificando empresas estrangeiras que possam tratar desses resíduos aqui na região”, afirmou.

No encontro, os empresários locais puderam, além de expor os seus interesses, tirar as dúvidas em relação aos investimentos do grupo. “Essa reunião é extremamente importante para a cidade. Além de trocarmos experiências, nós também criamos perspectivas. Eu acho que a crise europeia está gerando oportunidades para o nosso país em todos os segmentos, e como Conquista  é um dos  poucos municípios que está estruturado e pronto para encarar esses desafios eu acho que este encontro é fundamental. É o primeiro passo de uma excelente oportunidade de geração de negócios, de melhoria de competitividade das indústrias e do comercio local”, analisou o gerente do Serviço Social da Indústria/Sesi, Fabrício Vieira.

O diretor jurídico do grupo português, Cláudio Gonçalves, também avaliou positivamente o encontro: “Muita gente compareceu  e se interessou. Mas o bom da reunião é o que acontece depois, com os contatos, com as pessoas que nos abordam  para falar das suas iniciativas. E isso é muito válido porque a partir daí vão surgir novos negócios”. O vice-prefeito, Ricardo Marques, destacou a possibilidade do município exportar os seus produtos. “É um caminho de mão dupla, nós também vamos poder levar os nossos produtos para lá”, afirmou.

Centro Logístico- Na ocasião, o chefe de Gabinete, Márcio Higino, também anunciou a conclusão dos estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e ambiental para a construção do Centro Logístico de Vitória da Conquista.

Atualmente o município possui mais de 350 mil metros quadrados de galpões, depósitos e de áreas para a movimentação de cargas e de mercadorias distribuídas ao longo da cidade. O Centro Logístico visa melhorar a função logística a nível estadual e racionalizar os usos, ocupação e tráfego urbano em Vitória da Conquista, fortalecer setores importantes para o desenvolvimento econômico e a geração de emprego na região.

O estudo, realizado pela empresa Idom Consulting, também apontou que serão necessários cerca de 500 hectares para a instalação do centro, além de um investimento de cerca de 150 milhões de reais. Para o chefe de gabinete, os investimentos deverão ser oriundos da parceria entre o setor público e o privado. “Um equipamento dessa natureza deverá surgir a partir de um encontro público-privado. Para que o poder público assuma aquilo que pode ser feito de intervenção viária, de acesso, de saneamento, etc. E o empreendedor possa vir com os recursos para aplicar em um negócio que os estudos demonstram ser altamente rentável”, destacou

O projeto também despertou o interesse do grupo Faio. “O projeto do Centro Logístico é muito interessante e abre caminhos para discussões de continuidade do processo econômico que a cidade vivencia. Foi uma notícia muito bem recebida por nós”, afirmou o diretor jurídico do grupo português.