fbpx

Verão: Cuidado especial com o Câncer de Pele

O verão chegou pra valer. Nem as chuvas esporádicas dão trégua ao sol e ao calor, que deixam a temperatura cada vez mais quente. E todo esse clima deve ser percebido com prazer, mas também com segurança, pois o câncer de pele é o tipo mais comum entre os brasileiros.

A médica oncologista da Oncomed-Bh, Dra. Letícia Carvalho, explica, na entrevista abaixo, quais os cuidados que devemos ter, os fatores de risco, o índice de cura, entre outros aspectos ligados ao câncer de pele.

CÂNCER DE PELE

Quais as formas de se proteger contra ao câncer de pele?

A principal prevenção ao câncer de pele é evitar a exposição ao sol sem proteção. Recomenda-se o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre. Deve-se evitar a exposição em horários em que os raios ultravioleta são mais intensos, ou seja, das 10 às 16 horas. Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas.

O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.

Como é o tratamento?

O tratamento principal do câncer de pele se baseia na remoção cirúrgica da lesão. Tratamento tópico ou radioterapia podem ser realizados. A decisão do procedimento é feita pelo médico e leva em consideração o tamanho, a topografia da lesão e o subtipo de câncer de pele.

 

Quais são os tipos de câncer de pele mais comuns?

Os tipos de câncer de pele mais freqüentes são: carcinoma basocelular, responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele, o carcinoma epidermóide com 25% dos casos e o melanoma, detectado em 4% dos pacientes.

 

Quais são as áreas do corpo mais atingidas?

As áreas do corpo de maior acometimento de câncer de pele são aquelas mais expostas ao sol como face, orelhas, tronco (colo), braços e mãos. Contudo, o tipo melanoma pode surgir em áreas cobertas como no dorso (costas) e pernas.

 

Até que ponto o protetor minimiza os riscos?

Os filtros solares são preparações para uso tópico que reduzem os efeitos deletérios da radiação ultravioleta. Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e raios UV-A, excluindo totalmente os riscos da exposição ao sol. Importante lembrar que o filtro solar não deve ser usado com objetivo de  perrmitir o aumento do tempo de exposição ao sol, nem para estimular o bronzeamento.

Texto: Juliana Morato – Link Comunicação Empresarial – Assessora de Comunicação

<mailto:juliana.morato@linkcomunicacao.com.br> juliana.morato@linkcomunicacao.com.br

(31) 2126-8072 / (31) 9815-5467