fbpx

CIEE alcança 1,5 mil turmas em capacitação

O número de turmas de capacitação de jovens que participam do Aprendiz Legal, mantido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), chegou a 1.500, em dezembro de 20114, crescendo 50%. Atualmente, mais de 30 mil aprendizes de todo o País participam do programa.

De acordo com Sylvana Rocha, gerente do programa Aprendiz Legal do CIEE, é crescente o número de empresas que aderem ao programa e descobrem as vantagens de contar com aprendizes e a qualidade dos cursos oferecidos pelo CIEE, que está apto a cuidar do recrutamento, seleção e capacitação teórica dos jovens. “Inúmeras empresas, mesmo desobrigadas das cotas, vêm utilizando os programas de aprendizagem como estratégia de formação e desenvolvimento de talentos”, afirma.

A Lei 10.097, de 19/12/2000, obriga empresas de médio e grande porte a contratar aprendizes em percentuais correspondentes de 5% a 15% do número de colaboradores qualificados. Outra exigência é que eles recebam aulas de capacitação teórica, formatadas de acordo com a área de atuação, concomitantemente à aprendizagem prática. “O CIEE oferece essas duas facilidades, pois, além de ter um cadastro com milhares de jovens com o perfil exigido pela lei, é uma entidade capacitadora, habilitada a ministrar os cursos teóricos de formação profissional durante o período de vigência do contrato”, explica Sylvana.

Informações e inscrições para o programa – Para obter mais informações ou candidatar-se gratuitamente às vagas de aprendizagem oferecidas por empresas parceiras do CIEE, os interessados podem se inscrever pelo site www.ciee.org.br.

Os pré-requisitos: idade entre 14 e 24 anos incompletos e cursar ou ter concluído o Ensino Médio. Para participar dos cursos de capacitação teórica, os jovens precisam, necessariamente, serem contratados por empresas, de acordo com as disposições da Lei 10.097/2000.

O CIEE oferece, além de completa assessoria técnica, cursos de capacitação teórica exigidos pela lei, em 10 áreas: Auxiliar de alimentação, Auxiliar de produção, Comércio e varejo, Gestão pública, Logística, Limpeza e sustentabilidade ambiental, Ocupações administrativas, Práticas bancárias, Telesserviços e Turismo.