fbpx

Saiu o Edital de Licitação do Transporte Coletivo em Vitória da Conquista

 

 

 

 

 

 

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista acaba de republicar o edital de licitação nº 04/2011, que tem como finalidade selecionar empresas que vão atuar no Sistema de Transporte Coletivo do Município. 

O edital, aberto inicialmente em junho do ano passado, estava suspenso em função de ação judicial impetrada por duas empresas licitantes que obtiveram liminar na Justiça.

Após análise do processo, que ocorreu no período de seis meses, foram determinadas algumas alterações no edital. Segundo o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Luis Alberto Sellmann, o edital foi alterado atendendo à decisão judicial.

Cerca de 20 empresas haviam comprado a edição anterior do edital; sete delas chegaram a  realizar a visita técnica, uma visita obrigatória para a empresa conhecer o sistema de Vitória da Conquista e elaborar sua proposta. “Agora, duas empresas adquiriam o novo edital para participar da licitação, que  tem data marcada para a abertura dos envelopes. Dia 11 de abril de 2012”, disse o secretário.

O edital, organizado em dois lotes de veículos e serviços, vai garantir muitos benefícios para a população, entre eles, o aumento da frota, a melhoria na idade média dos veículos, a implantação de câmeras em todos os ônibus e do bilhete único (possibilidade do usuário realizar duas viagens pagando uma só tarifa).

Também serão assegurados a implantação de 100 abrigos de ônibus e o aumento do número de veículos adaptados para deficientes físicos. “As melhorias vão permitir a adequação dos serviços ao ritmo de crescimento de Vitória da Conquista, com o menor custo possível para os usuários”, completou o secretário.

Conselho discute melhorias na mobilidade urbana em Vitória da Conquista

O Conselho Municipal de Transporte também realizou mais uma reunião ordinária. No encontro, que aconteceu na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, temas importantes para a cidade de Vitória da Conquista foram discutidos, como mobilidade urbana e a licitação do transporte coletivo.

O conselho destacou as melhorias que têm sido feitas na cidade, como a implantação de faixas elevadas de pedestres nos polos geradores de tráfego – escolas, igrejas, creches, feiras -, sinalização horizontal e vertical, implantação de sistemas binários por meio da instalação de placas de regulamentação. Tudo isso para melhorar a mobilidade urbana na cidade.

O Conselho de Transporte, que conta com a participação de membros da sociedade civil e do poder público, tem como objetivo discutir e trazer soluções para os problemas no trânsito da cidade.

Por isso, segundo o secretário municipal de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana, Luis Alberto Sellmann, “a Prefeitura tem investido em ciclovias e ciclofaixas, que juntas já somam cerca de 20 km em todo o perímetro urbano, tornado Vitória da Conquista a cidade com a maior malha cicloviária da Bahia, o que faz com que, mesmo diante do aumento da frota, os acidentes com vítimas fatais dentro do perímetro urbano de Conquista diminuam”.

Na reunião, foi divulgada também a publicação do novo edital para a licitação do transporte público em Conquista. O edital passou por discussões com representantes da população e visa à contratação de duas empresas que farão o transporte de pessoas na cidade com muito mais qualidade e eficiência.

As reuniões do Conselho Municipal de Transporte acontecem mensalmente na terça e quarta-feira de cada mês, às 17h, na Rede de Atenção, localizada na Praça Tancredo Neves, nº 116, Centro. É aberta ao público.