fbpx

O segredo da aprovação em concurso público

O processo de organização possui duas partes estanques: organização do dia-a-dia e do estudo em si

O mercado de trabalho privado vivencia um déficit de postos de trabalho, ademais dificilmente se encontra tão rápida ascensão profissional, combinada com boa remuneração, satisfatórias condições de trabalho, menor carga horária, maiores benefícios sociais, menor pressão por resultados, relevante “status social” e, principalmente, estabilidade, como nos cargos públicos. Por esta razão, os concursos públicos são rotas inalteradas de uma ambição alimentada por grande parte dos estudantes.

Acontece que, infelizmente, nem sempre esta ambição tem correspondência fidedigna ao verdadeiro sonho porquanto a ampliação do interesse por carreiras
públicas tem provocado o aumento da concorrência e, por consequência, a necessidade do aspirante organizar melhor a vida para estudar, bem como saber
como estudar, revelam especialistas em Concursos Públicos.

Segundo esses analistas, para alcançar este objetivo o pleiteante deve estabelecer um ambiente apto a produzir o melhor rendimento possível.  Para tanto deve primeiro planejar a vida e logo após aperfeiçoar a pratica do ato de estudar, fazendo uso de técnicas e métodos que produzam a otimização do aprendizado, ou seja, menos esforço com melhor resultado.

Como organizar-se para estudar!

1)    Organize sua vida; mobilize todas as pessoas que estão em sua volta para este fim. Converse com a família e amigos para ajudá-lo, ou, ao menos, não atrapalhá-lo nesta empreitada. Peça que não o convide para diversões, obrigações dispensáveis, enfim qualquer atividade que o desfoque do objetivo principal, que é a aprovação.

2)    Pare de arrumar desculpas para não estudar; nascemos com a incrível capacidade de esperar tudo de todos e com uma enorme dificuldade em descobrir aquilo que só depende de nós. Travar um diálogo saudável e firme com todos que nos acompanham é salutar, mas nada como uma conversa íntima e honesta com você mesmo. Em outras palavras, assuma sua responsabilidade, arregace as mangas e comece a estudar hoje mesmo, sem desperdiçar parte do dia com desculpas.

3)    Retroceda, se for necessário; retroceder pode ser decisivo para alcançar a vitória em uma batalha. Aplicando esta tática nos estudos e sabendo que quanto mais tempo disponível para os estudos melhor, largue algumas atividades, mesmo que sejam rentáveis, para dedicar ainda mais aos estudos. Se puder peça demissão ou
reduza a carga horária do trabalho, enfim fique apenas com as atividades indispensáveis à sua mantença básica durante este período de sacrifícios.

4)    Trace metas; estabeleça objetivos claros a serem conquistados e em quanto tempo. Tenha sonhos, ambições, almeje alto, mas lembre-se que quanto maior a objetivo, maior o esforço para tanto.

5)    Otimize o tempo; não perca tempo com afazer que não precisa ser executado necessariamente por você ou que não se mostra urgente. Abandone o desnecessário, então, desative suas contas em sites de relacionamento (msn, facebook, twitter, orkut e seus correlatos), diminua o tempo com televisão. Lembre-se, tudo à sua volta é mais prazeroso que estudar, então não permita a aproximação de tentações insuperáveis.

6)    Aproveite o tempo livre; independentemente de onde você se encontra, se existir um tempo disponível, mesmo que mínimo, utilize-o para estudo e leitura.

7)    Persista; a perseverança é a chave do sucesso, todos que persistem nos estudos conseguem a aprovação.

8)    Supere seus limites; tenha como exemplos atletas campeões, que estão sempre aumentando o esforço para superarem o recorde anterior. Quando já estiver cansado, não imagine que tem que estudar tantas horas ainda, mas lute para estudar mais 15 minutos, 15 páginas ou até o próximo capítulo, enfim, vá vencendo a fadiga aos poucos, por etapas.

9)    Sonhe; faça metas, fulcre no topo e, como incentivo, imagine a alegria da vitória, da conquista e do sucesso.

10) Cresça de modo gradual e sólido; não se esqueça de que o desenvolvimento é paulatino, ou seja, você não irá apreender todo o conhecimento na primeira aula, leitura ou contato com o tema, mas sim em razão de um estudo constante, progressivo e repetitivo. Os matemáticos dizem que os candidatos devem dedicar-se aos estudos de 3 a 6 anos para obter aprovação nos melhores cargos públicos.

11) Supere a descrença;

12) Descanse; quando esgotar todas as formas de incentivo, quando o estudo não mais render, quando se encontrar absolutamente extenuado, não pare, continue por mais 20 minutos e só então descanse por alguns minutos. Esse é o descanso diário, mas é preciso o descanso semanal e trimestral. Após ultrapassar seu limite de cansaço, desacelere, descanse e relaxe um pouco, pois corpo e mente precisam descansar. Para tanto, faça o que gosta, exercite o que te dá prazer, por exemplo, sair com amigos, navegar na internet, assistir filme, praticar esporte, viajar, ou simplesmente não fazer nada, enfim descubra qual é seu grande prazer e o faça. Você voltará revigorado para os estudos e com melhor rendimento.

A organização da vida, do seu dia-a-dia, precede o início dos trabalhos, pois estabelece a base para obter um melhor aproveitamento dos estudos. Após esta ordenança, e, tão importante quanto, o candidato deve preocupar-se em organizar a forma de promover seus estudos, para otimizar o aprendizado e transformá-lo em resultado concreto quando da realização das provas.