fbpx

Projeto da UESB leva empreendedorismo ao Ensino Médio

por Patrício Ribeiro

Despertar o espírito empreendedor junto aos estudantes do Ensino Médio, viabilizar talentos, criatividade e percepção para identificar as vocações naturais e oportunidades de negócios no cenário local e regional. Esses são alguns dos objetivos do projeto de extensão “Empreendedorismo e Educação: viabilizando talentos e transformando ideias em oportunidades – uma prática social do plano de negócios com os alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Vitória da Conquista”. As atividades do projeto têm início na próxima quarta-feira, 18, a partir das 9 horas, no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb, campus de Vitória da Conquista, com a realização de uma palestra.

De 23 de abril a 25 de maio, serão realizadas nove oficinas sobre temas ligados ao empreendedorismo, como Liderança e Competência, Desenvolvimento de Plano de Negócios, Relações Interpessoais, Fontes de Financiamento e Agências de Fomento, entre outros. Seminários e palestras completam a programação do projeto, que conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

De acordo o coordenador, o servidor técnico-administrativo Carlos Fernando Faria Leite, levar o empreendedorismo ao Ensino Médio é uma forma de “estimular o interesse pela geração do autoemprego”, quase uma necessidade, haja vista as transformações e dinâmica do mercado de trabalho. Além de desenvolver entre os participantes o comportamento empreendedor, a proposta inclui o desenvolvimento de posturas de entrevistas, raciocínio lógico e técnicas de endomarketing, visando à inserção e manutenção do trabalhador no mercado formal.