fbpx

Vitória da Conquista em situação de emergência

Vitória da Conquista é um dos diversos municípios baianos impactados diretamente pela seca que tem atingido o estado, nos últimos meses. E em virtude desse longo período de estiagem, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do de decreto nº 14.437, de 24 de maio de 2012, declarou situação de emergência em todo o município. Anteriormente, apenas as áreas do semiárido que integram o território municipal e mais o distrito de Inhobim estavam em estado de emergência.A cidade, terceira maior do estado com 300 mil habitantes, conforme orientação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento/Embasa, já está passando por racionamento no serviço de oferta de água. Além disso, também é possível contabilizar os estragos e prejuízos que a seca tem causado aos agricultores, ao impedir o plantio e a formação de pastagens para os animais.

Segundo a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola/EBDA, na safra de 2011/2012 em Vitória da Conquista, todas as culturas de ciclo curto não sobreviveram a pouca quantidade de chuvas verificadas até o momento. A cafeicultura já acumula perda de 50%.

Outras ações – Desde o início da seca em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal tem adotado ações para minimizar os efeitos da seca, a exemplo da limpeza, recuperação de aguadas e tanques na zona rural, e perfuração de poços tubulares. O Governo Municipal também tem buscado junto aos governos Estadual e Federal o aumento do apoio e recursos para a cidade.