fbpx

Vitória da Conquista: 126 mil pessoas cadastradas no Cartão Nacional de Saúde

Para facilitar o acesso da população ao cadastro do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), a Secretaria Municipal de Saúde organizou o cadastramento nas unidades de saúde com pontos fixos e mutirões desde o dia 13 março de 2012. Antes da obrigatoriedade do cartão, para qualquer procedimento no Sistema Único de Saúde, a secretaria já realizava o cadastro desde 2002 para procedimentos de alta complexidade e cirurgias eletivas.

Com o acesso ao cadastro nas unidades, a gestão da saúde tem como meta cadastrar, até o final de 2012, 80 mil pessoas. E até 2014 espera-se que toda população de Conquista esteja cadastrada.

Na Unidade de Saúde da Família Vila Serrana, entre os dias 14 e 18 de maio, foi realizado um mutirão de cadastramento, com a disponibilização de 140 senhas por dia.

Segundo a técnica administrativa, Rita Rodrigues de Freitas, a partir da segunda-feira, o Vila Serrana terá um ponto fixo de cadastro. “Nós distribuiremos 40 fixas por dia, 20 para cada turno, por tempo indeterminado”.

Nos casos de urgência, em que a pessoa esteja com cirurgia marcada, exame de alta complexidade (tomografia, ressonância, etc.), o usuário deve procurar a Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda/ADTR (antigo Bolsa Família), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, bairro Jurema, com os documentos descritos abaixo e a solicitação do exame agendado, no horário das 7h às 12h e das 14h às 18h.

Pontos alternativos: para acesso aos trabalhadores, a secretaria estabeleceu parceria com as empresas Unimed, INSS, E2 Engenharia, Dass, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb, Brasil Gás. Nesses locais, trabalhadores e seus familiares terão acesso ao cadastro do Cartão SUS.

Documentos necessários – documento pessoal (RG, ou Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento e CPF, ou Carteira de Trabalho, ou Carteira de Motorista) e comprovante de residência de Vitória da Conquista em nome da pessoa solicitante (fatura de cartão de crédito ou outro documento emitido pelos correios, guia do IPTU, cartão da família, de referência próxima à sua residência, comprovante de matrícula atual, com endereço, comunicado do INSS, FGTS, entre outros).