fbpx

Argentina 4 X 3 Brasil

Messi brilhou com três gols em amistoso contra Seleção Brasileira. Foto: Reuters

Messi brilhou com três gols em amistoso contra Seleção Brasileira //Foto: Reuters

 

Por Fábio de Mello Castanho // Direto de Nova Jersey (EUA)

Em confronto eletrizante realizado no Estádio MetLife, em Nova Jersey, a Seleção Brasileira olímpica fez um grande jogo contra o time principal da Argentina neste sábado, mas esbarrou na presença de Lionel Messi, o atual melhor jogador de futebol do planeta. Em duelo marcado por três viradas e muita emoção, o camisa 10 do Barcelona brilhou, fez três gols e comandou a vitória argentina por 4 a 3.

Além de Messi, Fernández fez o outro gol da Argentina, o terceiro da equipe no confronto. Do lado verde e amarelo, os tentos foram feitos por Rômulo, Oscar e Hulk. O atacante Neymar, principal esperança brasileira em campo, decepcionou e desperdiçou algumas chances na etapa inicial, mas também participou de lances polêmicos, como pênalti sofrido não marcado pela arbitragem.

O resultado adverso significou o fim da turnê do time olímpico do Brasil pelos Estados Unidos, que se encerrou com uma solitária vitória contra os EUA (4 a 1) e duas derrotas, para o México (2 a 0) e Argentina (4 a 3), além de um isolado triunfo em solo europeu contra a Dinamarca (3 a 1, em Hamburgo), ocorrido antes da passagem pelo continente americano.

Agora, a Seleção Brasileira deve voltar a campo no dia 20 de julho, na Inglaterra, em amistoso ainda não confirmado pela CBF, mas que deve ser o último jogo preparatório para os Jogos Olímpicos de Londres. Após o torneio, o Brasil ainda tem amistoso marcado para o dia 15 de agosto, contra a Suécia, em Estocolmo.

Neymar perde chances em lances polêmicos, e Messi faz dois

Para se reabilitar da derrota por 2 a 0 contra o México, no último domingo, o técnico Mano Menezes decidiu mudar o esquema tático brasileiro, especialmente no setor ofensivo. O treinador optou por colocar Hulk mais recuado e aberto pelo lado esquerdo, deixando Neymar e Damião mais à frente e dando mobilidade ao time.

A mudança surtiu efeito desde o começo, já que o objetivo de Mano era evitar a equipe parada no setor ofensivo, reclamação feita após o duelo diante dos mexicanos. O Brasil se lançou ao ataque e criou boas chances com Neymar no início da partida, mas não conseguiu transformar as oportunidades em gols.

O primeiro gol saiu, enfim, aos 23min, quando o camisa 11 brasileiro bateu falta por baixo, com curva, em cobrança efetuada pelo lado direito. Rômulo entrou sozinho na grande área, dominou, girou e bateu com força. O goleiro ainda espalmou, sem sucesso, e a bola entrou mansamente, no fundo do gol argentino.

A Seleção ainda teve mais duas chances de ampliar o duelo na sequência. Inspirado até então, Neymar recebeu lançamento na frente, entrou na área adversária e foi derrubado por Romero, mas o árbitro nada marcou. Em seguida, arrancou pelo meio, passou pelos zagueiros e foi desequilibrado pelo goleiro rival, mas o juiz novamente mandou seguir.

Atuando nos erros da equipe verde e amarela, a Argentina só entrou definitivamente no jogo a partir dos 30min da etapa inicial. Foi aí que brilhou a estrela de Lionel Messi, que chamou a responsabilidade. O astro recebeu enfiada de bola de Higuaín, avançou sozinho e concluiu no canto direito de Rafael, empatando o jogo.

Três minutos depois, se aproveitando de bobeadas da defesa brasileira – Rômulo perdeu bola no meio de campo e deixou os argentinos com bom contra-ataque pela frente -, Messi voltou a mostrar porque é o atual melhor jogador do mundo. Fez bela tabela com Di María na intermediária, invadiu a área, driblou Rafael e fez o segundo.

Brasil reage com gol colorado, mas Messi encerra clássico com golaço

O Brasil voltou melhor na etapa complementar, mas por pouco não levou o terceiro gol dos argentinos. Nos primeiros 10 minutos, Di María criou três grandes chances de empatar: na primeira delas com Messi, e as demais em finalizações cruzadas perigosas. Contudo, o goleiro Rafael mostrou segurança e fez belas defesas em todas elas.

A Seleção acordou e chegou ao empate aos 10min, em “gol colorado” proporcionado por dois dos melhores jogadores do Internacional: Leandro Damião e Oscar. O meia fez tabela com o centroavante, dominou na frente e tocou na saída de Romero, deixando mais uma vez tudo igual no Estádio MetLife.

Apagado no jogo desde os dois gols perdidos no primeiro tempo, Neymar surgiu novamente em um lance crucial da partida, novamente como garçom. O camisa 11 cobrou escanteio com perfeição pelo lado direito, o goleiro Romero falhou e soltou nos pés de Hulk, que arrematou de primeira com a perna esquerda: 3 a 2 para o Brasil.

Entretanto, a alegria verde e amarela durou pouco, mais precisamente quatro minutos. Foi o tempo que a Argentina levou para se lançar ao ataque e arrancar mais um empate no confronto. No lance, Agüero cobrou escanteio da esquerda, Fernández subiu mais que o marcador e cabeceou no canto esquerdo de Rafael.

No fim, quando tudo se encaminhava para um emocionante empate por 3 a 3, brilhou outra vez a estrela do melhor jogador do mundo na atualidade. Messi pediu a bola, recebeu, dominou pelo lado direito, carregou para o meio e, sem marcadores à frente, arriscou chute colocado, da entrada da área. No ângulo, o quarto gol da Argentina, dando números finais ao clássico sul-americano em Nova Jersey.

Ficha técnica

BRASIL 3 x 4 ARGENTINA

Gols
BRASIL:
Rômulo, aos 23min do primeiro tempo, Oscar, aos 10min, e Hulk, aos 26min do segundo tempo

ARGENTINA:
Messi, aos 30min, e Messi, aos 33min do primeiro tempo, Fernandéz, aos 30min, e Messi, aos 39min do segundo tempo

BRASIL: Rafael; Rafael (Danilo), Bruno Uvini, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo (Casemiro), Oscar (Giuliano) e Hulk (Lucas); Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato)
Treinador: Mano Menezes

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Fernández, Gray e Clemente Rodríguez (Lavezzi); Gago, Mascherano, Sosa (Guiñazu) e Di María (Aguero); Higuaín (Campagnaro) e Messi
Treinador: Alejandro Sabella

Cartões amarelos
BRASIL: Danilo
ARGENTINA:Mascherano e Gago

Cartões vermelhos
BRASIL: Marcelo
ARGENTINA:Lavezzi

Árbitro
Ulysses Marrufo

Local
Estádio MetLife, em Nova Jersey (EUA)

  1. Messi empatou o jogo para a Argentina e, depois, ainda virou o duelo no primeiro tempo

    Reuters
    Foto: Reuters
  2. Rômulo marcou primeiro gol do Brasil no duelo contra a Argentina

    Reuters
    Foto: Reuters
  3. Gol saiu no início da primeira etapa, após cruzamento de Neymar

    Reuters
    Foto: Reuters
  4. O atacante Neymar desperdiçou boas chances ao longo da primeira etapa

    Reuters
    Foto: Reuters
  5. Bruno Uvini não conseguiu deter as investidas de Messi no primeiro tempo

      Foto: AP
  6. Oscar teve atuação discreta no primeiro tempo do confronto

      Foto: AP
  7. Messi tenta jogada individual em cima de Rômulo, em duelo realizado em Nova Jersey