fbpx

Bahia é exemplo em geração de energia renovável

Parque Tecnológico terá laboratório de pesquisa em energia solar

Convênio assinado entre a SECTI e a Coelba

Um laboratório de pesquisa para desenvolver tecnologias de aproveitamento da radiação solar para a produção de energia elétrica será uma das novidades da segunda etapa do Parque Tecnológico da Bahia.

A pesquisa será desenvolvida pela Coelba, que  formalizou a parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) na sede da empresa, no bairro de Narandiba, onde foi assinado o convênio. Participaram do ato o secretário Paulo Câmera e o presidente da Coelba, Moisés Sales (foto).

O Laboratório de Certificação de Componentes de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica irá ocupar 600m² nas instalações do Parque Tecnológico e a proposta da Coelba atende ao contrato de concessão com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, que prevê a aplicação de 0,3% da Receita Operacional Líquida das Distribuidoras de Energia Elétrica em Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, além de fomentar a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

O Presidente da Coelba, Moisés Sales, destacou a importância da instalação do laboratório. “A região Nordeste possui o maior potencial solar do país e isso pode significar a instalação de um grande número de painéis fotovoltaicos, o que reforça a necessidade de testar e verificar a qualidade dos equipamentos que serão instalados.”

A montagem do laboratório de certificação pela Coelba, foi um dos nove projetos estratégicos aprovados pela ANEEL, através da Chamada de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico 013/2011 – “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira” , que foi lançado em agosto de 2011.

De acordo com o secretário Paulo Câmera esse projeto é inovador e pioneiro na região Nordeste. “É importante fomentar a tecnologia fotovoltaica na Bahia e estimular a produção de energia solar, pois acreditarmos que projetos de geração de energia renovável e não poluente são fundamentais para garantir o suprimento futuro e desenvolvimento sustentável do país” destacou o secretário Paulo Câmera.

Demonstrando a potência de uso da tecnologia solar, a Coelba acaba de inaugurar  o primeiro sistema solar fotovoltaico em uma arena esportiva da América Latina. Com a instalação das placas solares, o estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), tornou-se autossuficiente na produção de energia.

A energia gerada com o projeto Pituaçu Solar, abastece as instalações do estádio e a produção excedente, lançada na rede da Coelba, vai para a sede da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), proporcionando uma economia anual de aproximadamente R$120 mil ao Governo do Estado.