Bolsa Família: Na Bahia 183.491 famílias devem atualizar cadastro

Brasília, 13 – O processo de revisão cadastral 2012 do Programa Bolsa Família já começou. Mais de 1,5 milhão de famílias em todo o país precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Na região Nordeste, são 794.079 famílias. O público-alvo da revisão cadastral são as famílias que, em 31 de dezembro de 2011, estavam há mais de dois anos sem atualização cadastral. Na Bahia são 183.491 famílias.

Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários, para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.

“O cadastro é o grande meio que o governo federal tem pra localizar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país”, destacou o coordenador-geral de Pagamento de Benefícios do MDS, Gustavo Camilo Baptista. Atualmente o programa de transferência de renda beneficia 13,3 milhões de famílias em todo o país.

As famílias que precisam atualizar os dados são comunicadas no comprovante de pagamento do benefício, mensalmente. Elas têm até o final do ano para comparecer junto aos órgãos gestores em cada município. Quem não fizer a atualização, terá o benefício bloqueado, podendo até ser cancelado em 2013.

Os beneficiários podem obter informações sobre a revisão cadastral 2012 pelo telefone 0800-707-2003 ou pelo endereço eletrônico bolsa.família@mds.gov.br. Já as prefeituras podem entrar em contato com a equipe de atendimento ao gestor municipal no MDS, pelo telefone (61) 3433-1500.