fbpx

Expansão do INSS alcança mais 550 mil pessoas

A Gerência-Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Vitória da Conquista inaugura mais duas Agências da Previdência Social (APS) na região sudoeste do Estado. As cidades de Anagé e Caculé (BA) recebem as unidades de atendimento em cerimônias públicas nesta terça-feira, 26. Os investimentos na construção das agências passam de R$ 1 milhão e meio de reais.

Em Anagé (rua Claudionor Silva s/nº,Centro) a inauguração é às 10h e em Caculé (rua Sinísio da Silva Prates s/nº, Centro) a cerimônia está marcada para às 16h. O superintendente do INSS na Região Nordeste, João Maria Lopes, e o gerente-executivo do INSS em Vitória da Conquista, Arlindo Alves Pereira Neto, têm presenças confirmadas nas solenidades.

A Agência da Previdência Social em Anagé que está sob a gestão do técnico do Seguro Social Charles Lima Porto, atende também os municípios de Caraíbas, Presidente Jânio Quadros e Maetinga. Em Caculé a unidade que está sob a administração do técnico do Seguro Social Bruno Costa Silveira, está preparada para atender também as populações de Ibiassucê, Licínio de Almeida, Mortugaba, Rio do Antônio.

A Região Sudoeste da Bahia recebe as novas Agências da Previdência Social em cumprimento ao Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS que prevê a instalação de 720 agências em municípios com mais de 20 mil habitantes, em todo o País. No Sudoeste baiano, o investimento é superior a R$10 milhões. Com isso a oferta de serviços do INSS à população é ampliada em mais de 100% .

Nos municípios de Itororó, Iguai, Barra do Choça, Cândido Sales, Encruzilhada e Itambé as novas agências estão em pleno funcionamento. As unidades localizadas em Barra da Estiva, Carinhanha, Palmas de Monte Alto, Paramirim e Riacho de Santana estão em fase de conclusão. A expansão facilita o acesso da população aos serviços previdenciários beneficiando cerca de 550 mil pessoas, de mais de 35 municípios da região de Vitória da Conquista.

Ibicaraí é contemplada com Agência do INSS

O município de Ibicaraí foi contemplado essa semana, com uma Agência do Instituto Nacional de Seguro Social para atender a populaçãolocal e comunidades circunvizinhas, que anteriormente se deslocavam a Itabunaem busca do benefício ou demais serviços institucionais. A unidade é a primeiraa ser inaugurada dentro do programa de descentralização do Ministério daPrevidência Social.

A inauguração contou com apresença do procurador André Camargo, que representou o presidente dainstituição, Mauro Luciano Hauschild, o prefeito de Ibicuí e presidente daAssociação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc),Cláudio Dourado, o deputado federal Geraldo Simões, representantes da novaunidade de Seguridade Social e lideranças municipais e regionais.

Em seu discurso, o prefeito Lenildo Santana destacou que a instalação de umaagência do INSS muda a história da cidade e de comunidades circunvizinhas, queagora terão uma filial mais próxima para requerer o benefício. “Não é o aspectofísico da obra que dimensiona o seu tamanho, mas a capacidade de atendimentodos anseios das necessidades populares, que justifica e dimensiona o tamanho daobra”, concluiu.