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VIABAHIA na Assembléia Legislativa

A ViaBahia Concessionária de Rodovias S/A compareceu a uma audiência pública promovida pelas Comissões de Direitos do Consumidor e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Assembleia Legislativa da Bahia, retornando à Casa Legislativa após a primeira audiência realizada no mês de dezembro de 2011.

O objetivo foi prestar os esclarecimentos necessários aos deputados estaduais e demais lideranças sobre as melhorias realizadas pela concessionária nos últimos seis meses, além de apresentar, em primeira mão, as ações para o São João, desenvolvidas em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quem presidiu a sessão foi o deputado estadual Tom Araújo.

O deputado Tom Araújo elogiou a postura da VIABAHIA em agir com transparência e retornar à casa para tirar algumas dúvidas dos parlamentares. Após a introdução, foi a vez do Diretor Superintendente da VIABAHIA, José Carlos Navas Fernandes detalhar as especificidades do contrato, mostrando o quanto já foi investido na rodovia, com o quantitativo de implantação de sinalização horizontal e vertical e instalação de defensas metálicas (guard rails)  e quais melhorias propostas para os 3º e 4º anos de concessão.

“Estamos de volta a esta casa para prestar contas de tudo o que fizemos ao longo destes últimos seis meses, mas mostrando também o que já fizemos desde que assumimos o contrato, em outubro de 2009”, explicou Navas.

Dentre os assuntos relevantes, alguns parlamentares perguntaram sobre o cronograma de obras da VIABAHIA e quando serão concluídas as mais importantes. Navas respondeu dizendo que a concessionária está seguindo o que determina o órgão regulador, que é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), apresentando uma relação de obras com seus prazos de início e previsão de término. O diretor ressaltou a realização da recuperação estrutural das rodovias BR-324 e BR-116 e demais elementos de segurança e sinalização, além da manutenção de trechos das rodovias estaduais BA-528 e BA-526.

Navas ressaltou que duas grandes obras já foram iniciadas, que são a duplicação do anel de contorno sul de Feira de Santana e um trecho de aproximadamente 80 quilômetros prioritários da BR-116 sul, de Feira de Santana até a cabeceira do rio Paraguaçu. Todas as licenças ambientais de instalação foram concedidas pelo IBAMA e que está na fase de entendimentos com a Embasa e a Coelba para o remanejamento das adutoras de água e da rede elétrica, respectivamente.

 O diretor também explicou que este ano, a VIABAHIA entra  no terceiro ano da concessão e que a Opinião Pública já pode observar na prática as obras de grandes dimensões, pois o trâmite para obtenção das licenças ambientais e todo o projeto de engenharia já estão prontos para execução efetiva.

Outros assuntos também foram discutidos como:

Trechos críticos da BR-324

A VIABAHIA relatou aos participantes da reunião que o trecho crítico da BR-324 está situado nos primeiros dez quilômetros da rodovia, saindo e chegando a Salvador. Navas enumerou quatro grandes entraves que ocasionam engarrafamentos nessa região: o trecho conhecido como o da Brasilgás; a Estação Pirajá; a entrada para o  Porto Seco e a entrada para o bairro de Águas Claras/Cajazeiras. Nestes locais há um sub dimensionamento das vias, que reflete diretamente no fluxo de veículos da rodovia. A concessionária está em contato permanente com os órgãos públicos municipais de infra estrutura para realizar uma parceria, com o intuito de auxiliar a sanar os problemas dessas regiões.

Lixos nas rodovias

Outro ponto comentado pelo diretor da VIABAHIA e compartilhado por todos foi a grande quantidade de lixo urbano depositado às margens das rodovias, em lugares onde não há o recolhimento de resíduos domésticos. Essa prática pode causar  o entupimento do sistema de drenagem, ocasionando alagamentos nas pistas.

Operação São João

A VIABAHIA estima um aumento no fluxo de veículos em torno de 2,2% em relação aos festejos juninos do ano passado com uma ressalva. José Carlos Navas explicou que este ano o feriado junino cairá num domingo, portanto a concentração de carros em um mesmo horário pode ser maior, pois no ano passado houve uma diluição do tráfego por conta dos feriados de Corpus Christi e São João caírem no mesmo fim de semana, oferecendo mais opção de dias e horários de saída dos motoristas e ônibus da capital baiana com destino às cidades do interior.

A concessionária colocará 90 funcionários a mais nas praças de pedágio, atuando como “Papa-filas”, agilizando a cobrança e reduzindo o tempo de espera dos usuários. Para atendimento a ocorrências, a VIABAHIA estará com  o efetivo máximo de equipamentos e pessoal, e realizará parcerias com empresas terceirizadas para o fornecimento de mais guinchos.

Os usuários terão à disposição os telefones de emergência 0800-6000-324 para a BR-324 e 0800-6000-116 para a BR-116 que estarão funcionando 24 horas por dia.

Esclarecidos todos os questionamentos, a VIABAHIA se colocou à disposição das autoridades para a discussão dos assuntos pertinentes. O Deputado Estadual Cacá Leão elogiou a postura e a apresentação da VIBAHIA, destacando que a casa legislativa está sempre aberta para os esclarecimentos necessários e que as melhorias na BR-324 já podem ser sentidas por todos que trafegam, mas que outras obras ainda precisam ser feitas para deixar a rodovia em um padrão de qualidade exigido e cobrado por quem desembolsa o pedágio. Idéia compartilhada por todos os participantes, incluindo o diretor da VIABAHIA, José Carlos  Navas Fernandes, que encerrou seu discurso dizendo que seu corpo técnico de engenheiros e assistentes têm trabalhado diariamente para  atender aos anseios da população.