Brasileiros no exterior recebem informações via celular

Os brasileiros em viagem ao exterior que precisem entrar em contato com os consulados terão uma nova ferramenta que promete facilitar esse acesso. O Itamaraty acaba de lançar, o projeto SMS de Boas Vindas, que prevê o envio de mensagem por celular aos viajantes, com os telefones dos consulados que podem ajudar em caso de atendimento de emergência.

Segundo o Itamaraty, a ideia surgiu há pouco mais de um ano, em uma dessas situações. Turistas ficaram ilhados em Águas Calientes, no Peru, sem poder deixar a cidade porque estava alagada. Na ocasião, foi preciso enviar um servidor do órgão à localidade em busca de informações sobre os brasileiros.

“Nós não sabíamos quantos brasileiros estavam lá e nem quais eram. Os turistas estavam invisíveis para o governo brasileiro”, explicou a diretora do departamento consular e de brasileiros no exterior, ministra Maria Luiza Lopes da Silva.

A ministra disse ainda que o projeto, além de ajudar os brasileiros a obter informações, também vai facilitar para o governo a localização dos turistas pelo número dos celulares. “O sistema foi criado para reconhecer em qual país o celular foi utilizado, possibilitando uma identificação mais rápida de turistas e viajantes”, acrescentou.

SMS Boas Vindas

Em fase piloto, a iniciativa, por enquanto, vai beneficiar os brasileiros em viagem para Portugal e Espanha. Após a análise do funcionamento do sistema, a iniciativa poderá ser expandida a outros países.

Não é preciso requerer a mensagem, já que ela será enviada automaticamente, com o seguinte conteúdo:

Espanha

Brasileiro na Espanha: em caso de emergência, contate o consulado brasileiro +34659078057 ou +34677547004.

Portugal

Brasileiro em Portugal: em caso de emergência, contate o consulado brasileiro +351962520581 ou +351917531654.

O projeto SMS de Boas Vindas é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a Anatel, com colaboração de operadoras de celular.