fbpx

Brasileiros no exterior recebem informações via celular

Os brasileiros em viagem ao exterior que precisem entrar em contato com os consulados terão uma nova ferramenta que promete facilitar esse acesso. O Itamaraty acaba de lançar, o projeto SMS de Boas Vindas, que prevê o envio de mensagem por celular aos viajantes, com os telefones dos consulados que podem ajudar em caso de atendimento de emergência.

Segundo o Itamaraty, a ideia surgiu há pouco mais de um ano, em uma dessas situações. Turistas ficaram ilhados em Águas Calientes, no Peru, sem poder deixar a cidade porque estava alagada. Na ocasião, foi preciso enviar um servidor do órgão à localidade em busca de informações sobre os brasileiros.

“Nós não sabíamos quantos brasileiros estavam lá e nem quais eram. Os turistas estavam invisíveis para o governo brasileiro”, explicou a diretora do departamento consular e de brasileiros no exterior, ministra Maria Luiza Lopes da Silva.

A ministra disse ainda que o projeto, além de ajudar os brasileiros a obter informações, também vai facilitar para o governo a localização dos turistas pelo número dos celulares. “O sistema foi criado para reconhecer em qual país o celular foi utilizado, possibilitando uma identificação mais rápida de turistas e viajantes”, acrescentou.

SMS Boas Vindas

Em fase piloto, a iniciativa, por enquanto, vai beneficiar os brasileiros em viagem para Portugal e Espanha. Após a análise do funcionamento do sistema, a iniciativa poderá ser expandida a outros países.

Não é preciso requerer a mensagem, já que ela será enviada automaticamente, com o seguinte conteúdo:

Espanha

Brasileiro na Espanha: em caso de emergência, contate o consulado brasileiro +34659078057 ou +34677547004.

Portugal

Brasileiro em Portugal: em caso de emergência, contate o consulado brasileiro +351962520581 ou +351917531654.

O projeto SMS de Boas Vindas é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e a Anatel, com colaboração de operadoras de celular.