fbpx

Diferenças entre produtos light, diet e zero

Quem nunca ficou confuso na hora de escolher entre produtos light, diet e zero? Quase sempre quando estamos de frente com as gôndolas dos supermercados notamos que a falta de informações nos rótulos de embalagens dos alimentos nos deixa com dúvida.

Pensando nisso, o portal Minha Vida, maior portal de saúde e bem-estar da internet brasileira, desenvolveu algumas dicas de como identificar as diferenças entre as categorias para acertar na hora da compra.

Diet: Tem isenção de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes. Alimentos diet nem sempre são úteis para perda de peso, uma vez que muitas vezes têm valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar.

Light: Possui a quantidade de calorias, gorduras, açúcares, sódio ou outro nutriente, reduzido em relação ao produto original. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor dessas substâncias na alimentação. Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.

Zero: Promete isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. De modo geral, as indicações são semelhantes aos dos alimentos light. Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por diabéticos.

Cuidado com as embalagens

Os consumidores devem estar muito atentos para não tomarem como referência o número de calorias exibido nas embalagens de alimentos. Segundo o portal Minha Vida, o sistema de contagem de calorias utilizado como referência atualmente é ultrapassado e também pouco eficaz, logo as informações contidas nos rótulos podem estar até 25% acima do total de energia realmente fornecida pelo produto.

Muita gente não sabe, mas o alimento diet, que é isento de açúcar, pode ser ao mesmo tempo rico em gorduras, por isso não é recomendado para quem quer perder peso.

Em outro exemplo, no caso de refrigerantes, os produtos diet, light e zero não contêm açúcar e apresentam nenhuma ou menos que 4 kcal por 100 ml. A mudança da terminologia não implica em diferenças nutricionais significativas e a diferença entre os produtos está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados.

Nos refrigerantes a base de cola, uma lata de 350 ml, nas versões diet, light e zero, apresenta zero kcal (calorias) e zero grama de açúcar. Já a versão comum possui 148 kcal e 37g de açúcar.

O importante é que o consumidor compreenda que as diferenças nas nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos é um direito do consumidor e mais uma ferramenta para escolhas corretas e saudáveis. Mas, na hora de comprar evite se impressionar com os termos em destaque. Leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos.

A publicação desse material só é autorizada mediante citação da fonte (Minha Vida) e link: www.minhavida.com.br

Sobre o Minha Vida – Fundado em Julho de 2004 com a marca Dieta e Saúde, o Minha Vida é um portal que tem como missão democratizar informações de saúde e bem-estar através da internet, melhorando a qualidade de vida da população. O Minha Vida é o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, com mais de 8 milhões de pessoas únicas por mês, 14 milhões de cadastrados, 10 milhões de visitas por mês e 50 milhões de Page Views. A empresa foi vencedora do Prêmio Ibest na categoria melhor site de saúde, em 2008, do prêmio empreendedor do ano da E&Y e do prêmio Empreendedores de Sucesso PEGN em 2011 Desde 2009, o Minha Vida é uma empresa Endeavor. O Minha Vida é empresa privada e independente e seu faturamento é obtido por meio da venda de publicidade e de assinaturas do programa de emagrecimento saudável Dieta e Saúde –http://www.dietaesaude.com.br/. Twitter: www.twitter/minhavida    facebook: www.facebook.com/minhavida

Informações à imprensa

NB Press Comunicação
Contato: Danielle Rodrigues/Nicole Barros
Tel: 11 3254-6460/ 3254-6464
e-mail: daniellerodrigues@nbpress.com;nicolebarros@nbpress.com