fbpx

Governo Federal anuncia PAC Mobilidade Médias Cidades

Fotos: Rodrigo Nunes/MinCidades

Com objetivo de melhorar o trânsito nas cidades com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, o Governo Federal editou hoje o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, às 11 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Os recursos de R$ 7 bilhões serão liberados por meio financiamento para 75 médias cidades, que serão selecionadas, ou para governos estaduais.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades têm grande importância econômica para o país e estão distribuídas em 18 estados brasileiros. Além disso, 51% estão localizadas em regiões metropolitanas.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a ministra do Planejamento Miriam Belchior, o secretário nacional de Mobilidade Urbana (MCidades), Júlio Eduardo dos Santos, e a Diretora do Departamento de Mobilidade Urbana (MCidades), Luiza Gomide (foto), também participaram do evento.

Processo de seleção

Os municípios deverão elaborar o projeto executivo para execução das obras de mobilidade urbana e poderão apresentar até duas propostas. A inscrição da carta-consulta deverá ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br), a partir do dia 23 de julho até o dia 31 de agosto.

Haverá uma pré-seleção entre três de setembro e primeiro de outubro, para o enquadramento das propostas, além de reuniões presenciais para entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro. A divulgação das cidades selecionadas será no dia 30 de novembro.

 Clique aqui para ver a apresentação