fbpx

MP apresentará novas solicitações dos professores ao Governo

O Ministério Público do Estado da Bahia, empenhado na tarefa de mediação do impasse que se instalou na rede estadual de educação, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 10, representantes do comando de greve dos professores estaduais. No encontro, realizado com o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, que teve a participação de um grupo de promotores de Justiça (Márcio Fahel, José Vicente Lima, Marcelo Guedes, Márcia Virgens e Roberto Gomes) e do assessor da presidência do Tribunal de Justiça, juiz Ricardo Schmitt, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira e Marilene Betros, dentre outros, apresentaram algumas solicitações para serem incorporadas à proposta já apresentada ao Governo do Estado. Obedecendo à metodologia definida na reunião, os novos itens serão objeto de consideração do Poder Executivo amanhã, dia 11, e, conforme previamente ajustado, na quinta-feira, dia 12, os professores novamente se reunirão com membros do Ministério Público estadual.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado da Bahia

Estudantes apresentam “Proposta de Mediação” ao MP

Um documento intitulado “Proposta de Mediação” foi apresentado por integrantes do movimento estudantil ao Ministério Público estadual no fim da tarde de hoje, dia 10. Preocupados com o impasse instalado na rede estadual de educação, representantes da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) solicitaram ao MP que continue envidando esforços para que a greve termine. “Estamos muito ansiosos por este momento”, disseram eles, sinalizando aos promotores de Justiça José Vicente Lima, Márcio Fahel e Roberto Gomes que existem várias questões a serem observadas pelo Governo do Estado e pelos professores. Entre elas, registraram os estudantes, consta a necessidade de reposição dos dias letivos, com aprovação de um calendário que garanta os 200 dias de aulas, e a elaboração de um calendário especial para os estudantes do 3º ano do ensino médio. Atentos às observações dos alunos, os promotores de Justiça reforçaram o empenho do MP em mediar o impasse, ressaltando que a Instituição está trabalhando para que seja restabelecido o direito à educação no estado. Redatora: Mariana Cardoso MTb/BA 2335.

Em Vitória da Conquista professores decidem manter a paralização

Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (10), no auditório do Centro Integrado Navarro de Brito, os professores da rede estadual de ensino de Vitória da Conquista aprovaram a manutenção da greve.

Os docentes prometem realizar um ato público no terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas na quinta-feira (12), a partir do meio dia, no intuito de chamar a atenção dos políticos e comunidade.

O líder do movimento na terceira maior cidade da Bahia, Enoque Matos, não descartou o fim da greve na sexta-feira (13), data marcada para uma nova assembleia. “Tudo vai depender da conversa que o comando de greve tiver com os representantes do governo do estado”, finaliza.