fbpx

TRE-Bahia confirma: Vitória da Conquista tem quorum eleitoral para segundo turno

A cidade de Vitória da Conquista, terceiro colégio eleitoral da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, tem chances de realizar pela primeira vez na história o segundo turno nas eleições municipais deste ano. Contando com um eleitorado de 215.299 mil eleitores, a cidade atingiu o quantitativo mínimo necessário para a realização de segundo turno nas eleições para prefeitos, que é de 200 mil eleitores, conforme determina a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

A Juíza Simone Soares Chaves, titular da 40ª Zona Eleitoral, umas das três zonas que compreendem o município, lembra que esse “é um momento histórico para a cidade, marcando seu desenvolvimento pelo crescimento populacional e, conseqüentemente, de eleitores”.

A cidade de Vitória da Conquista comporta também as 39ª e 41ª Zonas Eleitorais, sendo uma das seis cidades do Estado a possuir mais de uma zona eleitoral devido ao grande volume de eleitores.

Maioria absoluta
O segundo turno só se realiza caso nenhum candidato atinja a maioria absoluta no primeiro turno da eleição. Este sistema é utilizado nas eleições presidenciais, para governadores dos estados e prefeitos das cidades com mais de 200.000 eleitores. No segundo turno, concorrem apenas os dois primeiros colocados do turno anterior, desde que o mais votado não tenha alcançado a maioria absoluta. A maioria absoluta é determinada quando um candidato vence determinada eleição com, pelo menos, metade do número de votos válidos mais um voto.