fbpx

Conheça alguns segredos para enfrentar os concursos

10 Dicas importantes de como se preparar para passar nos concursos

1) Montar uma bibliografia para estudar.  Todo concurseiro deve ter a sua biblioteca para estudo e consulta.  Muitas bancas retiram questões diretamente do texto dos autores.

2) É muito importante pesquisar quais as referências mais atualizadas sobre cada um dos conteúdos. Mas deve-se ter cuidado, pois há bancas bastante desatualizadas em relação à bibliografia da área de Comunicação Social.

3) Refazer as provas de todos os concursos anteriores da sua área sem olhar os gabaritos previamente (depois contabilize os seus erros e acertos).  Faça as provas separadamente por empresa e por banca e procure cronometrar o tempo de resolução de cada questão.

4) Identificar as áreas em que você tem maior deficiência de conhecimentos.  Os concursos exigem conhecimentos bastante vastos.  Como poderão cair questões de qualquer um dos itens do edital, você precisa saber tudo.

5) Conhecer o perfil de cada banca. Algumas cobram só questões objetivas, outras incluem discursivas também.  É importante perceber que cada banca tem um estilo, pegadinhas, níveis de dificuldades.

6) Invista nos estudos das matérias básicas:  Português, Informática, Inglês, Raciocínio Lógico.  Não adianta saber tudo de comunicação e ser eliminado em um dos conhecimentos básicos.

7) Nunca pensar que você tem todo o domínio de alguma matéria.  Sempre há algo a ser estudado.

8) Manter-se atualizado lendo jornais e revistas.  Muitas questões de conhecimentos gerais são retiradas dos noticiários.  Cultura geral é muito importante.

9) Fazer um planejamento de estudos e de vida, estabelecendo tempo para estudo, descanso e lazer.

10) Envolva a sua família no projeto de passar no concurso.  Você precisará de muito apoio emocional na batalha pela sua vaga no setor público.

Lembre-se que a aprovação no concurso não passa apenas pelo conhecimento, mas também por equilíbrio emocional, planejamento, disciplina e determinação.