fbpx

85% da população de Conquista terá tratamento de esgoto

As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Vitória da Conquista, que estão em fase final, vão garantir tratamento de esgoto a 85% da população do município, sendo que 33% não tinham acesso à rede de tratamento.

Em visita às obras, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, informou que 90% da ampliação foram executados e que a inauguração está prevista para dezembro. Os testes do sistema começam até o final do mês de outubro.

A ampliação conta com um investimento de R$ 119 milhões, distribuídos na construção de uma das mais modernas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Bahia, de sete unidades de elevação, de uma rede coletora de 297 mil metros, entre outras características.

De acordo com o secretário Rui Costa, o governo baiano solicitou recursos ao governo federal para garantir que 100% da população tenha acesso à rede. “Vamos inserir os 15% restantes no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II)”, disse Costa.

Em relação à estação de tratamento atual, batizada popularmente como “Pinicão”, o secretário afirmou que já iniciou as discussões com a prefeitura para
que o local seja revitalizado. “A intenção é que seja transformado num ambiente de lazer para a população de Conquista”.

O presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Abelardo de Oliveira Filho, acompanhou o secretário no monitoramento das intervenções e afirmou que “Vitória da Conquista vai ficar entre as primeiras cidades brasileiras com maiores indicadores de cobertura de esgotamento sanitário.”