fbpx

Combate ao Glaucoma chega em Vitória da Conquista

O glaucoma é a terceira causa de cegueira no Brasil. A detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com os dois prestadores de serviços contratados para o atendimento da população pelo Sistema Único de Saúde, aderiu a Campanha Nacional de Combate ao Glaucoma e está realizando mutirões para detecção do glaucoma nas unidades de saúde do município.

O glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão intraocular (PIO), que provoca lesão do nervo óptico e faz parte do grupo de doenças crônicas que incide em 2% da população geral, aumentando a incidência em pessoas com mais de 40 anos e principalmente após os 70 anos. Geralmente atinge os dois olhos, é uma doença hereditária, ou seja, os parentes em primeiro grau têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença.

O Sistema Único de Saúde/SUS garante o tratamento para os pacientes portadores de glaucoma, com consultas com médico especialista, exames diagnósticos e dispensação de colírios e em alguns casos cirurgia. Em Vitória da Conquista, atualmente, existem dois prestadores credenciados ao SUS que atendem aos pacientes, com agendamento feito pela Central de Marcação de Consultas por meio das unidades de saúde.

Calendário: No dia 07 de novembro, o atendimento está programado para a Unidade Básica de Saúde do Bairro Panorama I. Dia 08 UBS Panorama II e USF João Melo, no Ibirapuera; dia 14; USF Bruno Bacelar; dia 21 USF Urbis VI 2, na urbis VI; dia 22,  UBS Veredinha, em Veredinha; dia 23, USF Bate-Pé, USF Nelson Barros III, Bairro Kadija e UBS Régis Pacheco, no centro da cidade; dia 24, USF Nestor Guimarães, no Jardim Guanabara e USF Lagoa das Flores; dia 28, USF Cercadinho; dia 29, USF Pradoso; dia 30, USF Conveima I, e USF Inhobim.