fbpx

Moradores de Vitória da Conquista mobilizados para luta contra a dengue

Formar uma rede integrada de pessoas para atuar como mobilizadores na luta contra a dengue é o objetivo da Oficina de Capacitação dos Articuladores, que acontece no dia 13/11 (terça-feira), das 8h às 17h30, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Auditório do Módulo IV. A ação faz parte do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

A oficina é voltada para cidadãos que possuem habilidades de liderança, comunicação, trabalho em equipe e, principalmente, que estejam engajados na busca de melhorias para o bairro onde residem. Todos os participantes receberão material e certificado de participação. Qualquer interessado pode participar, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, por meio dos telefones: (77) 3422-8264.

O cronograma do evento contempla informações sobre o que é a mobilização social e a dengue (forma de contágio, sintomas, medidas preventivas e etapas da evolução do Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença), treinamento sobre o Sistema de Informação da Mobilização Social – SISMOB, utilizado para o registro das ações que possibilita o gerenciamento e o compartilhamento das experiências do projeto, encerrando com a construção de um Plano de Ação, com sugestões de atividades de mobilização a serem realizadas nos bairros.

O Grupo Executivo de Trabalho da Dengue estará no município entre os dias 12 a 14 de novembro, assessorando a equipe de Coordenadores Municipais na condução da oficina. Além disso, a visita a Vitória da Conquista prevê duas reuniões, uma com Secretários Municipais e outra com Gestores da Saúde, com o objetivo de corresponsabilizar o setor público quanto ao problema da dengue.

Vitória da Conquista é um dos 23 municípios baianos que participam do projeto. A sustentabilidade desse trabalho se dá pela participação dos articuladores, cinco por bairro, sendo dez bairros por município, que são orientados a se unir com sua família e vizinhança, para formar grupos de trabalho para planejar e executar ações de mobilização com vistas a prevenção e o controle da dengue.

Contatos:  Bernardo Pinchemel – Mobilizador do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue – (71) 9737-6574 // Poliana Gusmão – Coordenadora Municipal do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue – (77) 8829-2243.

Taís Silva

Grupo Executivo de Trabalho da Dengue
Mediadora – ASCOM
Fundação Luís Eduardo Magalhães
TEL: (71) 3115-3030
CEL: (71) 9737-6574