fbpx

Vitória da Conquista celebra Novembro Negro


Entre os dias 17 de novembro e 1º de dezembro, o município contará com diversas atividades voltadas para reflexão e conscientização contra o racismo no país
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, instituído pelo movimento negro do Brasil como o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, promoverá uma vasta programação com debates e reflexões acerca da promoção da igualdade racial e das manifestações voltadas para o combate ao racismo no país.  São encontros, caminhadas e seminários que compõem o Novembro Negro, celebração de luta contra o preconceito racial em Vitória da Conquista.

Toda programação vem acontecendo desde o dia 17 de novembro e segue até 1º de dezembro, através de uma ação conjunta entre grupos, conselhos municipais e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio da Assessoria Técnica de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

A homenagem ao Mês da Consciência Negra é um convite à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade afrodescendente no Brasil. Conforme o assessor técnico de Políticas de Igualdade Racial, Flávio Passos, a celebração faz referência a importantes líderes do país. “O Novembro Negro de Vitória da Conquista é hoje a memória de duas grandes lideranças da história da resistência do povo negro: João Cândido e Zumbi dos Palmares. A ideia é que seja um momento que, além da reflexão, promova a sensibilização de toda sociedade no combate ao racismo”, reiterou.

Ações afirmativas – A luta pela justiça social e pelo fim do racismo é uma bandeira que está sendo erguida com força em Vitória da Conquista. Isso acontece por meio de políticas e iniciativas que tornam o município inserido em um circuito de ações afirmativas. Há um ano, por exemplo, a cidade instituiu o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O objetivo é a promoção de reuniões mensais com a discussão de pautas como, por exemplo, a elaboração do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Além disso, Conquista conta hoje com 41 comunidades quilombolas identificadas, dentre as quais mais de 30 estão certificadas, ou em processo de certificação, pela Fundação Cultural Palmares.

Confira a programação do Novembro Negro em Vitória da Conquista:

Dia 17/11 – Caminhada das Comunidades Quilombolas – Praça 9 de Novembro

Dia 20/11 – Caminhada Conquista é da Paz e Combate ao Racismo – Praça 9 de Novembro

                 – O Encanto de Ler – Praça Gerson Sales

                 – Audiência Pública – Câmara Municipal de Vereadores

Dia 24/11 – Seminário “Plano Municipal de Políticas de Igualdade Racial” – ADTR

Dias 30/11 e 01/12 – II Encontro da Juventude Quilombola – Programa Conquista Criança