fbpx

Marinha recolhe canhão do século XVII

MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2° DISTRITO NAVAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Salvador, 09 de outubro de 2012

NOTA À IMPRENSA

 O Comando do 2º Distrito Naval informa que, na última sexta-feira, 05 de outubro, recebeu uma denúncia anônima, participando que um antigo canhão, possivelmente do século XVII, fora encontrado por dois mergulhadores, nas imediações da praia da Pituba, em Salvador.

Ao tomar conhecimento do fato, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local para onde o artefato teria sido removido, no bairro do Comércio, para averiguar a veracidade das informações.

Constatada a presença do referido artefato no local informado, a CPBA notificou o Sr. Juthay Meirelles, que detinha a posse do bem, para que procedesse à entrega do mesmo ao representante da Autoridade Marítima, por se tratar de bem da União, conforme previsto na Lei nº 7.542/86, que dispõe sobre a pesquisa, exploração, remoção e demolição de coisas ou bens afundados, submersos, encalhados e perdidos em águas sob jurisdição nacional, em terreno de marinha e seus acrescidos e em terrenos marginais, em decorrência de sinistro, alijamento ou fortuna do mar; e nas Normas da Autoridade Marítima para Pesquisa, Exploração, Remoção e Demolição de Coisas e Bens Afundados, Submersos, Encalhados e Perdidos (NORMAM-10/DPC).

Após ser notificado, o Sr. Juthay Meirelles realizou, nesta terça-feira (09), a entrega do bem, que permanece sob a custódia da CPBA e será, posteriormente, avaliado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para efeitos de incorporação ao Patrimônio da União e destinação final.