fbpx

Começa a maior Rodada Internacional de Negócios

Maior Rodada Internacional de Negócios do Nordeste começa na quarta-feira,24

No setor de moda, beleza e saúde, a Bahia terá 25 dentre os 63 representantes nordestinos oferecendo produtos de qualidade para os negociantes estrangeiros de 29 países e do Brasil confirmados na maior Rodada de Negócios do Nordeste durante o XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), entre os dias 23 e 25 de outubro, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador. A expectativa de Emerson Ferreira, sócio da Indústria de Cosméticos Amávia, empresa de Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, e com pouco mais de um ano de existência, é sair do encontro com novos parceiros e conhecimentos consolidados sobre a cultura exportadora.

“Com a Rodada de Negócios, o Sebrae acaba trazendo para as empresas essa função educacional, relativa ao comércio com outros países. E, sem um evento como esse, não é possível o micro e o pequeno empresário ter acesso aos países”, ressalta. Além das linhas de produtos para cabelo, a empresa pretende intensificar a comercialização da Linha Make Liss, conhecida como escova progressiva sem formol, produto inventado no Brasil e capaz de manter um efeito liso sem uso de creme alisante.

Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) revelam que há mais de 1,6 mil indústrias do ramo no país e, desse total, 98,9% são micro ou pequenas. Mesmo maiores em números, elas ainda enfrentam o desafio de competir com as multinacionais, em especial, no ramo de exportação. E, com o EINNE, a empresária da Kelly Lima, da Amazun Indústria de Cosméticos, de Lauro de Freitas, pretende estreitar laços comerciais com outras nações, ampliando o seu mercado exportador, atualmente limitado a Angola. “Há quatro anos, exportamos produtos para cabelo cacheados, mas, na Rodada, vamos apresentar todas as nossas linhas, incluindo sabonetes e álcool gel”, conta a empresária.

Estarão presentes na Rodada importadores da África, Ásia, Europa, América do Norte, América Central e América Latina. Já confirmaram empresas importadoras da Alemanha, Itália Áustria, Espanha, Bélgica, Suíça, França, Portugal, Romênia, Emirado Árabes, Rússia, Canadá, Estados Unidos, Chile, Colômbia, Panamá, Cuba, México, Equador, Guatemala, Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Paraguai, Peru, Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil. O EINNE integra as comemorações dos 40 anos do Sebrae.

Para a organização do XVI Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), que integra as comemorações dos 40 anos do Sebrae, o Sebrae Bahia contou com o apoio dos Sebrae nos nove estados do Nordeste, do Sebrae Nacional, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Rede CIN-Centro Internacional de Negócios, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), a Rede CIN Bahia e Unidade Apex Bahia, Programa Al Invest, Correios, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Universidade Federal da Bahia e TAM.