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Procon-BA trabalha contra superendividamento

Em continuidade à campanha contra o superendividamento no Estado, o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), fechou parceria com mais 12 fornecedores, que aceitaram oferecer melhores condições de pagamento de dívidas para os consumidores. O órgão vai enviar para as empresas, até a próxima semana, as informações preenchidas pelas pessoas que participaram da Primeira Campanha para Tratamento do Superendividamento na Bahia, que ocorreu no mês de dezembro.

Com os dados em mãos, os fornecedores vão formular uma proposta diferenciada para renegociação da dívida, buscando melhores condições para o consumidor. “O objetivo é ajudar ao superendividado, oferecendo condições de pagamento compatíveis com a sua renda”, ressalta a superintendente Gracieli Leal.

A parceria foi firmada na quarta-feira (9), em uma reunião realizada na sede do órgão, entre o Procon-BA e as empresas Claro, Oi, Tim, Embasa, Coelba, Banco do Brasil, Itaú, Le biscuit, BMG, Capemisa, BMG e Banco GMAC.

Após o recebimento das informações, elas terão dez dias para responder. A ação, que prevê a intermediação das negociações entre consumidores e credores já conta com a parceria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Planilha

A primeira Campanha para Tratamento do Superendividamento no Estado, do Procon, tem o objetivo de resolver os problemas dos consumidores que estão com, pelo menos, 30% da renda comprometida. Durante os dias 3 e 14 de dezembro, o órgão, atendeu, pelo menos, 1.200 pessoas nessas condições. Os consumidores preencheram uma planilha com o cálculo da renda familiar e os gastos mensais com despesas básicas, como água, luz e alimentação, para tentar negociar condições de pagamento que coubessem no orçamento.