fbpx

Começa o ano letivo na Rede Municipal de Ensino

“Estamos iniciando a todo vapor”, diz diretora

As férias chegaram ao fim para os 41 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Nesta segunda-feira, 18, eles retornaram às salas de aula das 203 unidades de ensino municipais para dar início ao período letivo de 2013. O primeiro dia de aula foi o momento em que os alunos começaram a se familiarizar com os novos professores, e vice-versa.

De modo geral, as expectativas com relação ao novo ano letivo são positivas. “Estamos iniciando a todo vapor. Já nos anima bastante o fato de a escola estar bonita para receber os alunos”, diz a diretora Ana Cláudia Silva, da Escola Municipal Cláudio Manuel da Costa, onde já se matricularam mais de 500 alunos.

Essa disposição também pode ser vista entre os alunos. Gleison Santos, 12 anos, afirma estar “animado” para recomeçar a estudar. “Aqui, a educação melhorou cem por cento”, diz o garoto, que se prepara para cursar o 5º ano do Ensino Fundamental. Sua colega, Tamiles Almeida, 13, demonstra empolgação semelhante: “Quero estudar muito e dar alegrias para a minha família”.

Otimismo – Enquanto coordenava uma atividade com os alunos, a professora Sílvia Paula mostrou-se otimista. “Nossa expectativa é de que, a cada ano, as coisas melhorem, em todos os sentidos”, disse. A mesma sensação é a da dona de casa Dinamar Nolasco, mãe de um aluno de 8 anos. “Espero que o ano seja muito proveitoso para ele”, afirma. Moradora do Alto Maron, ela garante se sentir tranquila por saber que o filho está na escola, em segurança: “Aqui ele é muito bem acolhido”.

Na Escola Municipal Rainha da Paz, cujo número de matrículas já ultrapassou a marca de 550, os alunos participaram de um momento de confraternização no pátio. Levada pela mãe Lindélia Neves, a pequena Ana Júlia, de 4 anos, participou de seu primeiro dia de aulas na Educação Infantil. “Espero que ela aprenda muito mais e que se desenvolva, tanto na parte educacional quanto na social”, observa Lindélia. “Para uma criança, a melhor forma de se desenvolver socialmente é por meio