fbpx

Começam matrículas nas escolas estaduais

As matrículas para o ano letivo 2013 nas escolas da rede estadual ensino começam nesta terça-feira (19). A previsão da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, é que cerca de 1 milhão de alunos devem se matricular nas vagas oferecidas pelas 1.416 unidades escolares mantidas pelo governo estadual.

De acordo com o calendário de matrícula apresentado nesta segunda-feira (18) pelo secretário Osvaldo Barreto, para os alunos da rede pública (estadual ou municipal), a matrícula acontece a partir desta terça-feira (19) e segue até a próxima sexta-feira (22).

Entre os dias 25 e 28, será vez da matrícula dos estudantes oriundos da rede privada e de outros estado e alunos que desejam cursar educação profissional de nível médio. A confirmação da matricula dos que forem contemplados no sorteio eletrônico para o ensino profissionalizante será realizada nos dias 26 e 27 de fevereiro.

Vagas para todos

O sistema informatizado permite a efetivação da matrícula em qualquer unidade da rede, independentemente da escola pretendida pelo aluno. Em Salvador, e pela primeira vez em Feira de Santana, os alunos de escolas estaduais ou oriundos da rede municipal podem se matricular também por meio da internet.

Segundo a Secretaria da Educação, cerca de 700 mil estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola já tiveram suas matrículas efetivadas. Aqueles que não realizaram a renovação em suas escolas devem seguir o calendário regular. “A nossa expectativa é que a matrícula transcorra sem problemas e asseguramos vagas para todos os alunos que nos procurarem”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

O processo é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), que permite a agilidade na matrícula, que pode ser realizada presencialmente em qualquer unidade escolar da rede estadual ou ainda pela internet, no Portal da Educação.

De acordo com a diretora de Atendimento Escolar da Secretaria da Educação, Eliana Oliveira, as vagas são preenchidas em tempo real, o que traz mais comodidade já que não é preciso se deslocar e evitar filas nas escolas mais procuradas. Tanto pela internet como presencial, o horário de atendimento dos alunos, vai das 8h às 20h, sem intervalos.

No ato da matrícula, os estudantes ou responsáveis devem apresentar original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, orginal e cópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência e código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de educação profissional.

Viver Escola

Durante apresentação do calendário da matricula, o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, lançou o projeto Viver Escola que vai atender, em 2013, 17 mil alunos que estão ingressando na segunda fase do ensino fundamental (a partir do 6º ano), procedentes de escolas municipais de Salvador. Segundo ele, para os alunos que precisam de apoio especial nessa fase de transição, a rotina escolar será bem diferente com aulas de português, matemática, ciências e artes.

Desenvolvidas pela primeira vez, as atividades educativas do projeto acontecem de 4 a 27 de março em 62 escolas-polo da capital. Para que o estudante participe do Viver Escola, os pais devem fazer a inscrição no período de 21 a 28 de fevereiro na unidade mais próxima do local de residência.

Obras nas escolas

Na ocasião, Osvaldo Barreto anunciou que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia destinou R$ 46 milhões às unidades escolares da rede estadual com o objetivo de preparar as escolas para o início do ano letivo. Segundo ele, o investimento será utilizado para reparos na rede física, envolvendo serviços de eletricidade, revisão de cobertura, instalações hidrossanitárias e pintura.