fbpx

Melhores do esporte são homenageados pelo Estado

Em uma noite de gala para o esporte baiano, atletas, paratletas, técnicos e árbitros de diversas modalidades desportivas foram homenageados, nesta sexta-feira pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.

Com o auditório do campus 1 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, completamente lotado, a festa dos ‘Melhores do Esporte da Bahia em 2012’ conseguiu, pelo quinto ano consecutivo, fazer jus àqueles que, através do esporte, levam o nome do estado para o mundo.

Eleitos por dirigentes das federações desportivas estaduais, os ganhadores foram escolhidos a partir das atuações que estes tiveram em eventos esportivos olímpicos, não olímpicos e paralímpicos regionais, nacionais e internacionais, em modalidades como ciclismo, xadrez, natação, tênis, atletismo, automobilismo, bicicross, triathlon, vôlei, basquete, futebol, boxe e boliche.

Durante a homenagem, o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, Bobô, relembrou o quão comovedor é ter um mérito reconhecido. “Hoje é um dia especial. Emocionante. Já passei um pouco dessa história e sei o quanto marca, o quanto fica na memória de todos. Esse prêmio é um reconhecimento pelo esforço, dedicação e talento dos que têm sido motivo de orgulho para o Estado”, falou o dirigente parabenizando a todos os presentes – homenageados, familiares e amigos.

Uma das agraciadas da noite, a paratleta Verônica Almeida sabe o que é esforço. Cadeirante há cinco anos, por causa de uma síndrome degenerativa, ela encontrou no esporte que já praticava, a natação, a forma de se movimentar e estabilizar o avanço da doença e, desde então, acumula vitórias. Dentre seus feitos, ela é Medalhista Mundial de Piscina Curta, Rio de Janeiro (2009); Medalhista Mundial, Holanda (2010); Medalhista Parapanamericana, Guadalajara (2011); Recordista Parapanamericana de Revezamento Medley Baixo (2011).

“É uma honra ser novamente indicada para os melhores do ano. O nível dos atletas na Bahia está melhorando a cada dia, até porque o investimento hoje é muito maior, há vários programas de incentivo ao esporte do Governo do Estado como o Faz Atleta e Bolsa Esporte. Se formos comparar os programas daqui com outros que existem em estados grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, estamos bem à frente. Acho que isso tem feito com que, a cada ano, apareça mais novos atletas”, destacou Verônica Almeida.

Outros destaques

As homenagens não ficaram restritas aos esportistas. O troféu “Louviral Dias Lima Filho” ficou nas mãos do árbitro de futebol Marielson Alves Silva – escolhido em 2012 para integrar o quadro de árbitros da Fifa. Repetindo a dobradinha do ano anterior, José Lourenço Assis e Rafael Luiz de Almeida foram escolhidos como árbitros “Revelação na Copa Metropolitana” e “Revelação na Copa 2 Julho”, respectivamente.

O troféu de dirigente esportivo empreendedor 2012 ficou com Gian Marco Biglia. Por mais um ano, a página na internet “Zé Oswaldo Esporte Olímpico” foi eleita destaque de site esportivo, assim como o Programa Metrópole Fitness da Rádio Metrópole. Aurélio Lima levou o troféu de repórter esportivo e Gustavo Castellucci, da TVE, o de apresentador de televisão.

Dentre as instituições homenageadas estava a “Associação é Vida: enquanto há vida, há esperança!” que desde 2009 trabalha com crianças e idosos do Nordeste de Amaralina e região circunvizinha. Hoje, 800 crianças e 100 idosos são assistida pela associação que oferece aulas de balé, capoeira, dança, futebol, música e ginástica.

Além deles, a Universidade do Estado da Bahia também foi consagrada. Graças à parceria entre a Uneb e a Sudesb, hoje é executado o Programa de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, coordenado pela doutora em nutrição esportiva Mirian Vasques. Outro destaque desta parceria é o projeto da Sudesb, Caravana do Lazer, que faz parte da mesma câmera do programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado.

Veja as listas dos atletas e árbitros premiados