fbpx

Começa a implantação do projeto Cidades Digitais

Cidades Digitais: técnicos de empresa especializada visitam Vitória da Conquista

Vitória da Conquista é um dos 80 municípios brasileiros contemplados com o projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. A iniciativa vai conectar os órgãos públicos municipais, permitindo a implantação de aplicativos para melhorar a gestão e o acesso da comunidade aos serviços públicos. Além disso, está prevista a oferta de sinal de internet gratuito em determinados locais do município.

Nessa semana, os técnicos da G4S Technology, empresa multinacional responsável pela infraestrutura do Cidades Digitais, estiveram em Vitória da Conquista para fazer o levantamento das condições técnicas para instalação da fibra óptica.

Robson Castellani, coordenador do projeto na Bahia

Segundo o coordenador do projeto na Bahia, Robson Castellani, além da sede da Prefeitura de Vitória da Conquista, outros 17 serviços públicos municipais estarão conectados. “Será instalada intranet, por meio da qual os órgãos vão se comunicar em tempo real. Também será colocado um link de internet de alta velocidade”.

O Cidades Digitais prevê ainda a inclusão de cursos sobre novas tecnologias no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os alunos poderão escolher entre as seguintes opções de cursos: Cabista de Sistema de Telecomunicações, Programador de Sistemas, Instalador e Reparador de Redes.

 

O acordo de cooperação com o Ministério das Comunicações foi assinado pelo prefeito Guilherme Menezes

O prefeito Guilherme Menezes havia assinado o acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações. Com isso, Vitória da Conquista tornou-se oficialmente um dos 80 municípios brasileiros selecionados para fazer parte do Projeto de Implantação e Manutenção das Cidades Digitais.

O principal objetivo do projeto é possibilitar uma maior modernização da gestão municipal, conectando os órgãos públicos através da Internet e oferecendo à população um acesso mais ágil aos serviços do Governo Municipal, utilizando-se da web.

O projeto é  fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). O município será beneficiado com a implantação de 18 quilômetros de fibra ótica, com 17 pontos de acesso à Internet – nos quais estarão incluídos todos os serviços da Administração Municipal, além das instituições públicas de ensino superior.

Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Gilberto Veroneze, a infraestrutura será montada por uma empresa já contratada pelo Ministério das Comunicações, via licitação. Essa mesma empresa operará a rede e oferecerá garantia de funcionamento durante um ano. Ao fim desse período, o sistema ficará sob a responsabilidade de uma equipe de técnicos do próprio município. Outro legado importante, também destacado pelo coordenador, será a transferência de tecnologia.

Ampliação – “Esse projeto será muito bom para o município. Com isso, o que já está sendo feito aqui será ampliado ainda mais”, sintetiza Veroneze, referindo-se a outro projeto, iniciado em 2011 por iniciativa da própria Prefeitura Municipal: o Cidade Digital. A temática é semelhante ao projeto piloto do Governo Federal: interligar os equipamentos públicos municipais, como escolas e unidades de saúde, através da Internet.

O projeto municipal está em andamento. Todos os serviços públicos que funcionam em órgãos externos à sede da Prefeitura já estão interligados, por meio da web. As próximas etapas do Cidade Digital incluem a extensão do sinal de Internet às praças públicas urbanas e à zona rural do município