fbpx

Começam festividades pelos 464 anos de Salvador

 

A cidade de Salvador, primeira capital do Brasil, comemora 464 anos de fundação nesta sexta-feira (29), com muita arte e cultura.  Coincidindo com as celebrações religiosas da Semana Santa, as comemorações vão contar com dois festivais – o da Cidade e o das Artes do Sagrado – que terão programação até domingo (31) e segunda-feira (1º), respectivamente.

Além de eventos nos bairros, locais como orla, Cidade Baixa, Centro Histórico e Baía de Todos-os-Santos terão atividades de música, teatro, lazer, esporte, espetáculos religiosos, entre outras. Um show da banda Eva, com participação de Magary Lord, Jammil, Diamba e Márcio Vítor, no domingo, a partir das 20h, no Farol da Barra, será o ponto alto das comemorações.

Fundada por Tomé de Sousa para sediar a capital da colônia, em 29 de março de 1549, Salvador tem localização privilegiada, no alto de uma montanha, em uma região que aponta para o mar, tornando-se um dos requisitados destinos turísticos brasileiros. Além do belo conjunto arquitetônico dos séculos 17, 18 e 19, que lhe valeu o título de Patrimônio da Humanidade, as praias, história, gastronomia e manifestações culturais como a capoeira, o samba de roda e as festas populares como Lavagem do Bonfim, encantam os visitantes.

Bairros como Itapuã, Rio Vermelho, Santo Antônio, Pelourinho, Barra, Bonfim e Ribeira, e ainda um passeio pela Baía de Todos-os-Santos, não podem faltar a um roteiro pela capital da Bahia. Alguns dos eventos dos festivais serão realizados em atrações turísticas como os concertos no Mosteiro de São Bento, a feira de arte sacra no Largo do Cruzeiro de São Francisco, o show no Farol da Barra, o passeio ciclístico no Dique do Tororó e o pôr-do-sol com música em Monte Serrat.

Programação

Terça-feira (26)
17h – Desfile de carrinhos de cafezinho, na Rua Chile (Centro)
18h30 – Espetáculo Paixão de Cristo, dirigido por Paulo Dourado, com 70 atores e um coro de 100 vozes, até 1º de abril – Na Concha Acústica do TCA (Campo Grande)

Quarta-feira
16h – Poetas na Praça – Praça Castro Alves (Centro)
18h- Apresentação dos Palhaços do Rio Vermelho – Bairro do Rio Vermelho (orla). Stand up Kombi, show de comediantes itinerantes, na Praça Newton Rique (Iguatemi). Os espetáculos vão acontecer em diversos pontos da cidade
18h30 – Lançamento do livro ‘O Cuidar nos Terreiros’, da ialorixá Carmem do Gantois, no Terreiro do Gantois (Federação) e Cinema na Praça, com a exibição de ‘Quincas Berro D’Água’, filme baseado na obra de Jorge Amado – Na Praça Municipal (Centro Histórico)

Quinta-feira
10h – Feira de artigos sacros, até domingo (31), no Largo do Cruzeiro de S. Francisco (Centro Histórico)
18h – Canto Gregoriano na Basílica Arquiabacial de São Sebastião (Mosteiro de São Bento). Apresentação também na sexta-feira (29), às 15h, sábado (30), às 19h, e domingo (31), às 10h. Largo de São Bento (Centro)
18h30 – Cinema na Praça, com a exibição de Capitães da Areia, baseado na obra de Jorge Amado, Praça Municipal
20h – Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) em comemoração ao aniversário de Salvador, no Teatro Castro Alves – Campo Grande

Sexta-feira
16h – Procissão do Senhor Morto da Ordem Terceira do Carmo, evento religioso secular em Salvador, um dos atos da Sexta-Feira da Paixão (Semana Santa). A imagem do Senhor Morto, que inspira a procissão, é guardada no museu da Ordem Terceira, data do século 18, tem as proporções de um homem (1,78 de altura e 76 kg) e foi esculpida pelo escravo Francisco Xavier das Chagas, também conhecido como O Cabra. Carmo (Centro Histórico)

Sábado
16h – Apresentação de fanfarras na praça – No Santo Antônio Além do Carmo (Centro Histórico)

Domingo
8h – Passeio ciclístico do Dique até a Avenida Centenário, com retorno ao local de partida. Dique do Tororó
10h – Regata em comemoração ao aniversário da cidade, na Enseada dos Tainheiros, Ribeira (Cidade Baixa) e Samba de roda no Mercado Modelo, com Jorginho Comancheiro – Comércio (Cidade Baixa)
17h –  Pôr-do-sol ao som da música de Fred Menendez – Monte Serrat (Cidade Baixa)
20h – Show com a Banda Eva e convidados (Magary Lord, Diamba, Márcio Vítor e Jammil ) – Farol da Barra (Orla)