Disque 180: denuncie casos de violência contra a mulher

Campanha da Coordenadoria da Mulher do TJBA estimula a denúncia dos casos de violência

Os altos índices de violência contra a mulher registrados nos últimos 30 anos, mostram que o combate a esse tipo de crime ainda precisa ser intensificado. O número de mulheres assassinadas no país ultrapassou a marca dos 92 mil. O Sistema do Ministério da Saúde de notificação compulsória de violências (SINAN) registrou 70.285 casos de atendimentos de mulheres vítimas de violência, somente em 2010.

Preocupados com esses números altíssimos de homicídios contra as mulheres no estado, a Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) lançou a campanha educativa “VIOLÊNCIA É UM ATO COVARDE. DENUNCIE ANTES QUE SEJA TARDE.” A ação visa divulgar a central do DISQUE 180, que funciona como ferramenta de combate à violência, para que o cidadão denuncie agressões contra pessoas do sexo feminino.

A violência doméstica e familiar contra a mulher acontece de forma gradual. A primeira agressão, o primeiro insulto, geralmente, não parecem tão graves, mas indicam o perigo a que milhares de mulheres podem estar sujeitas. Por isso, o TJBA alerta para que o menor sinal de desrespeito ou violência seja denunciado nessa central.

Texto: Agência TJBa de Notícias