fbpx

Vitória da Conquista e Cuba assinam Carta de Intenção

Vitória da Conquista e Cuba assinam Carta de Intenção do Projeto Conquista

O câncer é um dos grandes problemas de saúde pública mundial. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que no ano 2030 existam 27 milhões de novos casos e 75 milhões de pessoas vivendo com a doença.

Para avançar na prevenção e no tratamento dessa doença, a Prefeitura de Vitória da Conquista, o Instituto Nacional de Câncer e o Ministério da Saúde Pública de Cuba acabam de assinar a Carta de Intenções para a implantação de um projeto de cooperação pioneiro no país.

Teresa Romero

“O projeto vai trazer novas perspectivas para o diagnóstico precoce do câncer já na atenção primária do Sistema Único de Saúde. Vamos fazer este intercâmbio de experiências entre os dois países, pois existem conhecimentos e experiências já construídas, existem tecnologias para prevenir e controlar o câncer, e isso trará muitos benefícios para a vida das pessoas de Conquista e também do restante do país”, destacou o prefeito Guilherme Menezes.

Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva

A solenidade contou com a presença da diretora da Sección Independiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP), Teresa Romero. Ela lembrou que apesar de todos os avanços ainda há um grande estigma em torno da doença. “O imaginário da sociedade ainda é de que o câncer é um problema incurável, que não há mais o que fazer. No entanto, ele é um problema de saúde pública. Temos que trocar inclusive as palavras com as quais nos referimos ao câncer para acabar com o estigma da doença. E temos certeza que vamos obter êxito nisso ”.

Márcia Viviane

Mais investimentos – Durante o evento, o diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antônio Santini Rodrigues da Silva, anunciou novos investimentos para Vitória da Conquista. “Recentemente foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff um plano de investimento para a expansão da atenção em câncer no país. Em 4 anos, serão investidos cerca de 4,5 bilhões de reais. E Vitória da conquista será contemplada com mais um acelerador linear e mais um equipamento de radioterapia para aumentar a capacidade de atendimento aos pacientes”, afirmou.

Carlos Trindade

Parcerias– Além da parceria com Cuba, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, destacou outros parceiros fundamentais na elaboração do projeto. “Dentro do Brasil, nós temos os parceiros municipais, que são as instituições de ensino superior, a 20ª Dires, a Secretaria Estadual de Saúde, a Fundação Estatal de Saúde Família (FESF) , o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA)”.

Washington Abreu

O diretor da Fesf, Carlos Trindade, falou da sensação de participar do projeto. “É um orgulho podermos contribuir com esse projeto que é de uma importância imensa tanto para o Brasil quanto para Cuba. Estamos apenas começando e estamos cientes de que ainda temos muito trabalho pela frente”, afirmou.

O coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Saúde, Washington Abreu, que na ocasião estava representando o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, destacou o pioneirismo de Vitória da Conquista. “Tive a oportunidade de estar em Cuba no momento em que esse processo estava em desenvolvimento. Conheço a expertise desse país e sei das ações que estão sendo desenvolvidas no Brasil, nesse sentido. Quando eu era estudante, há 13 anos, eu já ouvia falar do sucesso e da referência em saúde de Vitória da Conquista. E hoje, mais uma vez ela sai na frente, inovando e buscando alternativas para resolver os problemas da saúde pública”.

Também participaram do evento, os vereadores municipais, secretários, coordenadores e gerentes da Prefeitura de Vitória da Conquista.