fbpx

Aberta a Semana do Trabalhador

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira, 29, a abertura da Semana do Trabalhador. A iniciativa busca reconhecer o valor dos trabalhadores que contribuem diariamente para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. O evento, que aconteceu no auditório da Rede de Atenção, contou com a participação de membros da sociedade civil e do Executivo Municipal.

A Semana do Trabalhador é realizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre). Durante todo o dia, programas municipais e entidades privadas ligadas ao trabalho estarão oferecendo atendimento ao público e divulgando os seus serviços. A agenda inclui apresentações culturais na Praça 9 de Novembro, no fim da tarde, e, às 18h30, sessão técnica no Sindicato dos Bancários, promovida pelo Centro Regional de Saúde ao Trabalhador (Cerest).

Na oportunidade, o vice-prefeito, Joás Meira, que estava representando o prefeito Guilherme Menezes, falou sobre a importância da iniciativa. “A Prefeitura Municipal tem que dialogar com todos os segmentos da sociedade e é importante essa comunicação. Mas é importante também que o Governo Municipal seja aquele que vai estimular a participação de todos, ou seja, um facilitador. Ele é o fomentador desses eventos e por isso busca realizar ações como essa, para que a população cresça e atinja melhores níveis de conhecimento e de qualidade de vida”, afirmou.

Eliabe Gouveia, o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento

O secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento, Eliabe Gouveia, falou do empenho da Administração Municipal para estimular o desenvolvimento econômico do município. “O Governo Municipal, ao criar a Secretaria do Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, está repaginando a sua atuação do ponto de vista econômico. E essa primeira Semana do Trabalhador é emblemática, porque ela representa um marco  que vai alavancar uma série de ações parceiras, no sentido de vislumbrarmos, planejarmos e fomentarmos o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.

Cláudio Nolasco, gerente do Sine e coordenador da Semana

O gerente do Sine e coordenador da Semana, Cláudio Nolasco, destacou a importância dos trabalhadores para o município. “Além de ser um momento de celebração, é um momento de reflexão e de prospecção, porque nós estamos pensando Conquista para frente. São os braços dos homens e mulheres dessa cidade que fazem com que ela cresça mais do que qualquer outra cidade da região, por isso é muito importante que eles sejam valorizados”, disse.

Parcerias – Para concretizar a ideia do projeto, o Governo Municipal recorreu à participação de uma série de parceiros: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação das Indústrias de Vitória da Conquista (Ainvic), Faculdade Independente do Nordeste (Fainor), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Bahia (Ifba), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (Sudic), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil, sindicatos e associações, além de representantes dos setores de construção civil e transportes.

Confira a programação completa.