fbpx

Alunas do IDSB passam em seleção da PMVC

O IDSB executou o Qualifica Bahia em 14 municípios no final do ano de 2012 e certificou os alunos no mês de março de 2013. Em todas as cidades, no momento da solenidade de certificação, os depoimentos dos jovens e adultos que participaram dos cursos, demonstraram de maneira muito positiva de que forma o projeto interferiu em suas vidas – muitos citaram o aumento da auto estima, outros, o estímulo para a volta aos estudos, mas, principalmente, a realização de uma qualificação para tornar suas chances de entrada no mercado de trabalho ainda maior.

No entanto, a história de duas alunas foi ainda mais especial: Jesiane Góes, do curso de Padeiro e Confeiteiro de Vitória da Conquista e Milça Alves, do curso de Corte e Costura da zona rural de Vitória da Conquista, distrito de Vereda do Progresso – ambas tiveram a felicidade de, ao término do Qualifica Bahia, participar de uma seleção da Prefeitura de Vitória da Conquista e serem selecionadas para trabalhar como merendeiras em escolas municipais. Duas inserções no mercado de trabalho bastante significativas para o IDSB.

Jesiane Góes comenta: “eu já tinha conhecimento de padaria e confeitaria, mas não tinha um certificado de qualificação. Fiz o Qualifica Bahia, pelo IDSB, com o instrutor Benício e aprendi muito mais do que já sabia. Agora faço bolos, tortas, salgados, doces, tudo sob encomenda e só tenho tido elogios. Além do curso ter me ajudado a aumentar minha renda, justamente porque hoje as pessoas encomendam na minha mão, eu também prestei a seleção da Prefeitura Municipal. Estudei e consegui passar, não só pelo meu conhecimento, mas também porque, na prova de títulos, eu tinha o certificado do Qualifica Bahia, que me fez passar à frente de muitas pessoas. Agora, sou funcionária da Prefeitura, trabalho como merendeira numa escola municipal e com o meu salário eu pago a minha faculdade em Segurança do Trabalho, área que eu sempre sonhei cursar. Estou muito feliz.”.

A aluna Milça Alves, que passou em primeiro lugar na seleção da Prefeitura, também comenta: “Eu ainda estou sem acreditar que consegui fechar a prova e passar em primeiro lugar nesta seleção de tanta alegria. Quando o IDSB trouxe o Qualifica Bahia aqui para a zona rural, não pensei duas vezes em fazer o curso, que foi muito bom. Aprendemos bastante com Laura e fizemos muitas amizades. Ainda que o curso tenha sido na área de Corte e Costura, e eu tenha passado numa seleção para merendeira, não tenho dúvidas de que muito do meu sucesso se deve ao Qualifica Bahia, pois o certificado do curso na hora da prova de títulos me ajudou também. Hoje trabalho como merendeira numa escola municipal aqui em Vereda do Progresso, do lado da minha casa! Essa conquista me trouxe muita felicidade”.

Milça não teve sua alegria sozinha. Sua irmã, Valcleia Alves, que também cursou o Qualifica Bahia no Povoado da Vereda, conseguiu passar na seleção em terceiro lugar.