fbpx

CDL de Vitória da Conquista: 50 anos.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista-CDL, celebrou o seu Jubileu de Ouro, em solenidade realizada na noite desta sexta-feira, 26, no Plenário Carmem Vereadora Carmem Lúcia, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista que recebeu as mais expressivas autoridades locais, associados da instituição e convidados especiais.

A emoção rolou solta quando parte da história dos 50 anos da entidade, foi contada por um dos seus fundadores, o então comerciante Osmar Silveira, hoje aposentado e que fez um breve resumo sobre a iniciativa de  em  28 de abril de 1963, criar o Clube de Diretores Lojistas de Vitória da Conquista.

Segundo ele, “o Clube de Diretores Lojistas de Vitória da Conquista (atual Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL) surgiu no início dos anos 60, com a sua atuação e dos empresários, Otávio Mendonça Luna, Chateaubriand Pereira dos Santos, entre outros. Eles foram influenciados pelo Movimento Lojista Brasileiro que copiara, na década de 50, o modelo americano de se organizar em grupos para defender seus interesses. Depois de conhecerem o CDL do Rio de Janeiro, no dia 28 de abril de 1963, os líderes empresariais conquistenses se reuniram com comerciantes e autoridades dos principais segmentos para a implantação do Clube de Diretores Lojistas de Vitória da Conquista, entidade que mais tarde se filiara à Federação Nacional dos Clubes de Diretores Lojistas”.

De então para os dias atuais, foram muitas lutas registradas com riqueza de detalhes, através de uma edição especial da revista CDL que está distribuindo outras cinco mil cópias entre seus associados, autoridades e demais Câmaras de Dirigentes Lojistas, através da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas.

Aliás um dos símbolos da Campanha dos 50 anos, são as imagens dos muitos colaboradores que deixaram seus nomes escritos nesses cinqüenta anos de atividade da instituição. Entre eles, um dos destaques é para o Gerente Administrativo, Antonio Vilmar, que está completando 25 anos de trabalho na entidade.


Na foto Cristiano Lopes ao lado da Presidente da Associação Comercial de Vitória da Conquista, Claudia e de Marcos Alberto.

Sob a presidência do empresário Marcos Alberto, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista, inovou ao renovar seu quadro de colaboradores, trazendo a juventude e o pensamento moderno para a sua gestão administrativa de forma empresarial, onde todos participam. Não foi à toa que o palestrante Cristiano Henrique Lopes, um mais requisitados do Brasil nos últimos anos, exatamente por enfocar a necessidade das empresas se ajustarem às novas tendências do mercado globalizado, deu um verdadeiro show cultural, de conhecimento do assunto e sobretudo, da necessidade de todos nos tornarmos em empreendedores, agindo em prol de nossas empresas. A palestra show de Cristiano Lopes fechou a noite com chave de ouro, sendo elogiada por todos os presentes. Com agenda bastante apertada, Cristiano que reside em Belo Horizonte veio a Vitória da Conquista, a convite do Diário do Sudoeste da Bahia e Revista Perfil em parceria com a CDL.

Entre tantas homenagens e emoções, o trabalho do escritor e poeta Carlos Geovah, narrando a história de Vitória da Conquista em prosa e verso, ganhou notoriedade com perfeita apresentação teatral.