fbpx

Sociedade participa da 5ª Conferência Municipal das Cidades

O evento conta com representantes do Governo Municipal e da sociedade civil.

A 5ª Conferência Municipal das Cidades, evento promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista cuja abertura aconteceu na noite dessa sexta-feira, 26, está debatendo as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano da cidade. Por isso, nada mais oportuno do que estarem discutindo esses assuntos, de forma conjunta, representantes do Governo Municipal e da sociedade civil.

O prefeito municipal Guilherme Menezes destacou a importância da Conferência, como mais um instrumento de participação popular – marca do Governo Participativo que reúne cidadãos das zonas urbana e rural. “Vitória da Conquista é, portanto, uma cidade que tem absorvido esse bom hábito de debater, de discutir. E é essa participação que constrói essas vitórias que todos nós queremos e das quais dependem a melhoria da qualidade de vida”, disse.

Edwaldo Alves, secretário de Governo

“Tenho certeza de que o plenário que está aqui e amanhã vai debater essas questões tão importantes representam a nossa sociedade. E é esse o objetivo da Conferência: congregar todos, trazer concepções, opiniões diferentes para debater a nossa cidade porque esse, nós achamos, que é o melhor processo”, afirmou o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves.

Eleonora Lisboa, superintendente de Habitação da Sedur

A pluralidade nas representações também foi destacada pela superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Eleonora Lisboa. “É importante a gente ter uma representação tão diversificada, tão representativa nesse momento em que a 5ª Conferência se propõe a aprofundar questões da política de desenvolvimento urbano. Gostaria de parabenizar o município de Vitória da Conquista que dá uma aula de democracia e participação e que a gente possa estar levando esse exemplo a outros municípios”, disse.

Luciano Bonfim, representante da Sinduscon-Ba

O representante do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-Ba), Luciano Bonfim, avaliou a contribuição do evento ao reunir a sociedade, o Legislativo e o Executivo. “Você começa a construir melhor, mais certo, porque você define os vetores onde vão ser construídos determinados tipos de construção – onde vai ter interesse social, onde vai ser mais comércio. E isso é importante para que você tenha um melhor ordenamento”, assegurou.

Lucas Hipólito, integrante da comissão preparatória

Outro membro da comissão preparatória do evento que avaliou positivamente a Conferência foi Lucas Hipólito. “Essa conferência traz muitos benefícios para a comunidade do município. Vamos debater o desenvolvimento urbano da cidade – temas como saneamento, habitação, transporte, mobilidade urbana. É um evento muito bom e por isso é interessante a participação de todos”, contou.

Claudeir Pereira, gerente regional da Caixa Econômica

Já o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Claudeir Pereira, que representou o superintendente regional da CEF, José Ronaldo Cunha, realçou: “O tema da Conferência – ‘Quem muda a cidade somos nós: reforma urbana já’ – é muito assertivo porque nós sabemos da importância da opinião da população na condução das políticas públicas e de uma cidade melhor para todos nós”.

A Conferência Municipal servirá como etapa preparatória para a 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!