fbpx

Combate ao abuso e exploração sexual

18 de maio terá programação especial em Vitória da Conquista

Na semana do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e também da Luta Antimanicomial, diversas atividades serão realizadas em Vitória da Conquista. As ações são realizadas pela Rede de Atenção – por meio dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Central e Rural, e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) II, AD, IA – e visam ao fortalecimento da rede, bem como à redução dos índices de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes e à proteção dos seus direitos.

Nos dias 16 e 17 do mês, será realizado o I Seminário de Direitos Humanos da Luta Antimanicomial e do Enfrentamento à Violência no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae). Na ocasião, o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, Dr. Bruno Renato Teixeira, realizará uma palestra aos presentes. Durante o evento, serão discutidos aspectos conceituais da violência e da saúde mental, e oferecidas oficinas temáticas para o público, culminando com as ações de panfletagem em vários pontos da cidade no dia 18.

Cássia Cardoso

Com o intuito de planejar esse encontro, os órgãos envolvidos na rede se reuniram no último dia 30 de abril no espaço do Creas Central para discutir a programação. Para a coordenadora do Creas Rural, Cássia Cardoso, a reunião preparatória permitiu criar uma sintonia entre os atores da rede. “Estamos comprometidos nessa campanha, de modo a discutir com a sociedade civil e a rede socioassistencial a melhor forma de combate à violação dos Direitos Humanos, com a perspectiva de que nossa rede seja fortalecida cada vez mais”, conclui.

Vanessa Santos

Para coordenadora do Creas Central, Vanessa Santos, a opção por realizar o evento em conjunto demonstra que, em Vitória da Conquista, os atores do sistema de garantia de direitos estão imbuídos na construção de um debate qualificado. “Pela similaridade da data, entendemos que poderíamos promover um debate que incluísse a sociedade civil, os agentes de saúde e a rede socioassistencial”, destaca.

Monique Brito

Segundo a representante da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Monique Brito, o público prioritário do seminário são agentes comunitários de saúde e educadores sociais, com o objetivo de capacitar suas ações para que os encaminhamentos sejam realizados de forma correta e responsável. “A expectativa é de que esses atores envolvidos possam dialogar e consigam fortalecer a rede de atenção de forma intersetorial, trocar experiências, proporcionando atendimento integral aos sujeitos vulneráveis”, disse.